quinta-feira, 12 dezembro, 2024
HomeCasa e construçãoMesa posta: Especialista dá dicas para remover manchas de toalhas

Mesa posta: Especialista dá dicas para remover manchas de toalhas

Seja na ceia ou no almoço de Natal e nas comemorações do Ano Novo, a mesa posta é uma tradição entre as famílias. Mas, o que fazer quando se derruba vinho, gordura e outras sujeiras de alimentos em tecidos delicados ou peças que costumam ser usadas poucas vezes ao ano?

A especialista Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, dá dicas sobre como proceder em casos de manchas e alerta: não recorra a receitas caseiras!

“A recomendação vale para manchas de vinho, molhos e doces nas toalhas: não faça nada. Não passe água nem detergente. Para remover qualquer tipo de mancha, a melhor forma é deixar do jeito que está, porque na hora que você tentar limpar com qualquer coisa, a química dessa mancha já é alterada e depois os produtos profissionais da lavanderia não funcionam”, explica.

Segundo Birgit, o mais aconselhado para evitar desgaste no tecido é levar a peça manchada o mais rápido possível para uma lavanderia. “Mesmo que tenha secado, não tem problema. É pior quando recebemos uma toalha com detergente neutro, sabão de coco ou outras coisas. A indicação vale para tudo, peças brancas ou coloridas: não mexer é sempre o mais indicado, caso contrário fica mais difícil remover as manchas”.

Pensando nas tradicionais festas de final de ano e nos cuidados necessários para os itens decorativos, a Lavoutique oferece 15% de desconto na lavagem de toalhas, guardanapos e jogos americanos, com pagamento antecipado, durante todo o mês de dezembro.

Gorduras e mancha de batom

Em relação a outras sujeiras frequentes, como gorduras e manchas de batom, a especialista recomenda que se faça lavagem a seco, em lavanderia especializada que tenha essa tecnologia. “Para não danificar a fibra, a lavagem a seco sempre é a melhor opção, pois remove as gorduras. E com a mancha de batom é a mesma coisa, independentemente da cor, porque envolve também uma gordura corporal”, acrescenta Birgit.

Apesar de algumas pessoas usarem bicarbonato de sódio para roupas brancas, Birgit não aconselha a prática. “Dizem que funciona, mas o risco é tentar remover uma mancha de forma caseira, não funcionar, e quando a peça chegar na lavanderia, a química já está muito alterada, impregnando o tecido”, alerta.

Jogos americanos

Em relação aos jogos americanos, que têm tecidos variados, os cuidados na higienização dependem de cada caso. “Lavamos o que é possível ser lavado ou higienizado. Cada tecido tem um cuidado específico: se for linho, será lavado a seco. Tanto nas toalhas como nos guardanapos, a gente usa também uma goma profissional para deixar os jogos americanos mais duros. Já as peças em patchwork, que incluem vários tipos de tecidos, a gente precisa fazer teste de cor antes de qualquer procedimento. No caso do souplat, eu indico uma lavagem com esponja e detergente de cozinha para remover resquícios de alimentos”, explica a especialista.

“Sobre a passadoria – serviço especializado em passar peças de roupas e outros itens de tecido – nesses itens, a gente usa um spray de passadoria ou até uma goma para pulverizar esses tecidos mais grossos. E a dica é sempre deixar as peças penduradas em cabides, tentando deixar menos marcas possíveis. Os guardanapos também vão sempre abertos”, enfatiza.

Armazenamento das peças

Por fim, uma dúvida muito comum: será que dá para guardar todas as peças e tecidos juntos até o próximo Natal? A especialista responde. 

“Para guardar, primeiro é preciso deixar todos eles lavados, sempre. Separar as cores é importante, e não guardar em embalagens plásticas. O ideal é deixar as peças dentro de armários que tenham uma ventilação ou embalagens onde possam respirar. E um cuidado especial com cores mais fortes, como vermelho, verde, azul marinho, evitar deixar junto de tecidos brancos, para que não migrem a cor”, finaliza Birgit.

Serviço:

  • Lavoutique Lavanderia & Costura
  • Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
  • Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
  • Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
  • Horário de atendimento: Seg a Sáb, das 9h às 20h
  • Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
  • Site: www.lavoutique.com
Leia Também

Leia Também