terça-feira, 10 dezembro, 2024
HomeMemorialFábrica da Brahma é patrimônio que Estado pode preservar

Fábrica da Brahma é patrimônio que Estado pode preservar

brahmaO bairro do Rebouças pode se redimir, depois de ter perdido um de seus melhores referenciais, a fábrica do Matte Leão, para a construção de uma nova igreja neopentecostal. O edifício de grande significação histórica, numa cidade raquítica de patrimônio arquitetônico, foi derrubado sem deixar vestígios.

Pois a boa nova é esta: há um movimento nos meios culturais, com apoio – é o que se diz – do secretário Paulino Viapiana, para que outro referencial do local, a antiga Fábrica da Brahma, ocupando uma quadra inteira de área no Rebouças, seja tombada pelo Estado. E com um alvo certo: transformar o soberbo espaço na sede da Escola de Música e Belas Artes, que vive a mendigar por endereço definitivo e de acordo com seu projeto pedagógico e sua importância na história do Paraná.

Houve um movimento inicial para fazer da Fábrica da Brahma a nova sede da Secretaria de Estado de Cultura, ideia que não teve guarida com o secretário que, desde o começo está mesmo apostando no uso da enorme área construída (e histórica) para a EMBAP.

Há abaixo-assinado, com centenas de assinaturas, defendendo junto ao governo o tombamento do imóvel.

Leia Também

Leia Também