Hoje a curitibana Amanda Netto Simeão, 23 anos, está na Noruega, em Oslo, representando o Brasil na pré-Olimpíada Militar Mundial que lá se realizam.
Quem ainda não viu Amanda apresentar seus talentos de esgrimista, está perdendo.
Ela é a primeira no ranking olímpico brasileiro de esgrima, categoria espada. Trata-se de esgrimista absoluta, e mantém-se em atividade impressionante: nos últimos 30 dias, passou pelos Estados Unidos, França e China, sempre em apresentações, e na qualidade de atleta patrocinada pela Petrobrás.
A Olimpíada Militar Mundial será em 2015.
2 – REPRESENTA O BRASIL
No evento mundial olímpico militar, Amanda representará o Brasil na qualidade de sargento do Exército Brasileiro, em cujas fileiras foi admitida depois de submeter-se a todas as exigências daquela Arma, tendo cumprido estágios e exames físicos e intelectuais “como qualquer uma outra”, explica sua mãe, a designer e RP Ana Letícia Bueno Neto.
3 – PREPARAÇÃO NA FRANÇA
O papel que Ana Letícia exerce na vida esportiva de Amanda não tem medidas. Com ela, por exemplo, Letícia passou pelo menos um ano morando em Paris, enquanto a filha era treinada por alguns ases franceses da esgrima. Sem contar que, praticamente, toda a iniciação da campeoníssima deu-se na Itália, onde a família viveu anos seguidos até retornar a Curitiba.