
Noticiário do site do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná confirma o que a coluna adiantou: será criada uma secretaria própria para o sistema penitenciário.
“Não podemos mais seguir como apêndice de outras secretarias. Temos necessidades específicas e uma secretaria própria é uma forma de garantir que recebamos a atenção devida do Estado”, defendeu a presidente do SINDARSPEN, Petruska Sviercoski.
MODELO PAULISTA
“Vamos criar uma secretaria nos moldes do Estado de São Paulo. Dentro de alguns dias, divulgaremos o titular da pasta”, disse a governadora. O SINDARSPEN ratificou a importância de que a nova secretaria seja comandada por um profissional da carreira dos agentes penitenciários, que conheça os problemas enfrentados pelos servidores da área.
AUTOMAÇÃO
O noticiário do site dos agentes penitenciários adianta ainda:
“O estado de São Paulo também deve ser o modelo a ser seguido para a implantação da automação nas unidades penais. O SINDARSPEN solicitou que seja dado prosseguimento ao projeto iniciado no ano passado, quando o Sindicato intermediou a relação entre as gestões penitenciárias de SP e PR para que aqui fosse implantado sistema semelhante ao já adotado pelo estado vizinho, onde em 5 anos 100 unidades já foram automatizadas.”
CONTATO ZERO
“O contato zero entre agentes e presos reduz a chance de rebelião, dá mais segurança aos agentes e otimiza o trabalho dos profissionais”, defendeu a líder dos agentes.


