HomeMercadoSabe como guardar seu vestido de noiva? Especialista dá dicas

Sabe como guardar seu vestido de noiva? Especialista dá dicas

É costume dizer que, se a festa de casamento foi boa, o vestido da noiva vai estar bem sujo no dia seguinte. Brincadeiras à parte, é preciso ter cuidados especiais para higienizar o vestido antes de guardá-lo para a posteridade, e também na manutenção dessa roupa tão simbólica ao longo do tempo. As orientações são da especialista Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura.

“As sujeiras na barra dos vestidos de noiva podem ser difíceis de serem removidas, tendo em vista que no piso do salão de festa existem diversos tipos de sujeira. Cada tipo de mancha requer determinado produto para sua higienização. Tudo é tratado com muita delicadeza, em uma lavagem manual. Inicialmente, deixamos o vestido de molho apenas em água, para dissolver as sujeiras mais fáceis. Depois, fazemos uma pré-lavagem e só depois veremos as manchas que permaneceram no tecido”, explica Birgit.

A especialista esclarece que, para cada tipo de sujeira, um tipo de tira-manchas é utilizado. “Depende se é um açúcar, uma proteína, um vegetal ou outro resíduo sintético. Para cada mancha, a gente usa um tipo de produto, que é aplicado manualmente, depois retirado com uma pistola de água e de ar seco para remover esses produtos. Na sequência, é feita uma nova lavagem para tirar todos os excessos”.

Rendas e pedrarias

E qual o procedimento de lavagem quando envolve rendas e pedrarias? “Depende de cada tipo de tecido. Primeiro, a gente analisa se requer um tratamento a seco ou wet cleaning. As rendas, normalmente, não têm problema, pois suportam qualquer uma das lavagens. Se as pedrarias forem do tipo de vidrilhos (a base de vidros), é possível fazer a lavagem a seco também. Mas não se for à base de plástico, já descartamos a lavagem a seco. Tecidos como seda, linho, tafetá e zibeline, que estão em alta, precisam ser todos lavados à seco”, detalha Birgit.

Após a lavagem e secagem – feita normalmente em secadora ou com uso de ventiladores, com o vestido pendurado em cabide, quando são tecidos e pedrarias mais delicados –, a Lavoutique entrega os vestidos passados no cabide, com uma capa de TNT. “É melhor do que capas de plástico, para não sujar e não tem problema de respiração. No plástico, os tecidos não respiram e podem manchar, amarelar e até mofar. Se o vestido tiver bastante pedraria e for pesado, aconselhamos ser guardado deitado”.

Lavagem em casa

“Por mais simples que seja o vestido de noiva, às vezes a sujeira é tão alta que as manchas não são possíveis de se remover em casa. Mas o recomendável é fazer uma lavagem manual. Às vezes, as pessoas querem lavar só as barras dos vestidos – não só de noiva, mas também dos vestidos de festa. Isso é muito difícil, porque só a barra vai ficar delineada com água, e esse delineamento não sai depois. Então, o vestido precisa ser lavado por completo. Para quem deseja lavar o vestido em casa, lave na mão e use sempre detergentes neutros, sabões neutros e sabões líquidos”, enfatiza a especialista.

Para a manutenção do vestido ao longo do tempo, é aconselhável uma caixa e novas lavagens periódicas. “Caixas especiais que tenham um papelão branco por dentro, que elas não sejam de papel craft, mas que o papel não esfarele ao longo do tempo. E manter o vestido envolto em papel de seda azul ajuda bastante para não amarelar. Se for guardado pendurado, o ideal é usar capa de TNT azul e evitar luminosidade. É recomendável nova lavagem a cada dois anos no máximo. Às vezes pode passar mais tempo, mas precisa ser lavado continuamente para que o vestido não amarele ao longo do tempo”.

Como limpar os sapatos?

“Normalmente, os sapatos de noiva são revestidos. Dessa forma, não tem muito o que fazer, porque não tem como a gente mergulhar em água os sapatos. Normalmente, eles descolam. Precisamos trabalhar com pano úmido, e às vezes uma escovinha úmida para remover alguma sujidade um pouco maior. Mas jamais mergulhar os sapatos em água”, finaliza Birgit. Com essas dicas preciosas, agora é só curtir o mês das noivas sem preocupações.

Serviço:

  • Lavoutique Lavanderia & Costura
  • Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
  • Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
  • Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
  • Horário de atendimento: Seg a Sáb, das 9h às 20h
  • Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
Leia Também

Leia Também