domingo, 6 outubro, 2024
HomeMemorialRUI FRANCO É AUTORIDADE EM HAIA SOBRE TERRORISMO DE ESTADO

RUI FRANCO É AUTORIDADE EM HAIA SOBRE TERRORISMO DE ESTADO

Corte Internacional, em Haia

É paranaense um dos maiores especialistas em Direito Internacional, nas áreas de Terrorismo de Estado, Tortura e Discursos Políticos Internacionais, com estudos de doutorado precisamente nestas áreas.

Ricardo Rui Franco de Macedo, hoje habilitado junto ao Tribunal Penal Internacional em Haia, desde estudante almejava exercer essa forma especializada de atividade advocatícia.

A CARREIRA

Logo ao se formar em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, interessou-se pelo campo em que atua, seguindo estudos de especialização em Direito Internacional pela Unicuritiba. No rumo de sua vocação foi estudar na Europa, onde recebeu o diploma de Estudos Avançados (European Masters) pela Universidade de León (Espanha), com ênfase no Tribunal Penal Internacional. Realizando estudos de Doutorado em Direito na própria Universidade de León, transferiu-se a seguir para a Alemanha, estudando na Universidade Ludwig-Maximilians de Munique.

TAMBÉM SOCIÓLOGO

Em León também doutorou-se em Sociologia. Parte de sua investigação para teses de pós-graduação também foi realizada na Universidade de Trento – Itália e na Universidade de Harvard – Estados Unidos, tendo como diretor de tese o Prof. Emérito Noam Chomsky, do MIT.

Além de toda essa titulação, o advogado paranaense conta com experiência docente no Brasil, Estados Unidos e Espanha e realizou conferências em diversos países como: Canadá, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Brasil, e Espanha.

Como advogado desde 1996, pertence à Ordem dos Advogados do Brasil e ao Colégio de Advogados da Espanha, com escritórios nestes dois países e também na cidade de Boston, Estados Unidos.

Sem espírito bairrista, do tipo “brasileiro brilha lá fora”, é preciso fazer jus à importância do caminho trilhado por Ricardo, que tem promissor futuro pela frente para dar sua contribuição à causa da justiça internacional.

Leia Também

Leia Também