sábado, 14 dezembro, 2024
HomeMemorialPoesia de Adélia e cores vão melhorar a Travessa da Lapa

Poesia de Adélia e cores vão melhorar a Travessa da Lapa

Adélia Woellner
Adélia Woellner

Em todas as cidades do Brasil é possível ver prédios modernos e outros antigos totalmente pichados e depredados. Isso é lamentável. Nem Curitiba escapou dessa sanha destruidora.

Para compensar, pessoas e instituições vão se mobilizando, preocupadas em resolver esta situação. Um bom exemplo é o da ACGB/Vida Urbana, que está desenvolvendo um projeto inovador com jovens da Região Metropolitana de Curitiba.

Trata-se de uma especial intervenção urbana, sublinhada pela poesia de Adélia Woellner, cujos versos – por exemplo – estão em paredes nobres, como Shopping Pátio Batel.

E ela ocorrerá às 10h de hoje, na travessa da Lapa, dando uma nova cor para a região. A ação visa promover a cultura e a arte, ocupando espaços antes degradados com pichações, através de poesias e signos que retratem a mesma.

2 – POESIA ESSENCIAL

A execução foi possível ‘graças ao patrocínio’ das Tintas Coral através da doação das tintas, e a colaboração de jovens e adolescentes voluntários. “Buscamos dimensionar o potencial desses colaboradores para afastá-los das ações de vandalismo, as quais afetam toda a sociedade e colorir a cidade com arte e cultura. Agradecemos em especial as tintas Coral por todo apoio”, conta Deise, gerente da ACGB.

alpinistas urbanos
alpinistas urbanos

3 – ALPINISTAS URBANOS

De minha parte, quero lembrar que os esforços da ACGB (que tem o comando de dois beneméritos da cidade, Luiz Fernando de Queiroz e Ellin Tallarek de Queiroz) são mesmo notáveis. Há poucas semanas, por exemplo, lançaram pioneiramente, o serviço gratuito de despichação de prédios com mais de 4 andares de altura. O trabalho é feito por alpinistas urbanos, gente especialmente preparada para a tarefa.

4 – OS “ZELADORES”

Na verdade, a Associação de Condomínios Garantidos do Brasil é um exemplo significativo de envolvimento com a comunidade, totalmente garantido com recursos privados. Um trabalho que começou no início dos anos 1990 com Luiz Fernando de Queiroz e Ellin. Eles por primeiro lançaram pioneiros projetos comunitários, totalmente gratuitos para a cidade e para as comunidades. O mais saliente deles é o “Zeladores de Vizinhança” Os “zeladores” fazem trabalho sistemático de despichação de muros, casas, prédios, e restauro de calçadas e jardins públicos. “É tanta a solicitação que não conseguimos atender a todos os pedidos”, diz fonte da Associação.

Leia Também

Leia Também