Lucas Rischbieter (*)

Peço perdão, de cara, a quem se enerva ao ver essa imagem. Desculpem-me.
Assim:
Não gosto quando as pessoas que estão vibrando com a prisão do Lula são toda colocadas no mesmo saco, tratadas como “direita ultra fascista” e coisas assim, ou bem piores. Há pessoas que não o são e que comemoram. É evidente que não vejo as coisas da mesma forma. E me surpreende essa comemoração meio de futebol, quando essas pessoas têm pessoas amigas que elas sabem que estão extremamente tristes e revoltadas. E não por serem a favor da corrupção nem cegas, né?, mas por terem uma outra visão desse processo todo, visão que, aliás, é bem mais próxima da minha. Aceite, mesmo se for incapaz de entender. E vice-versa, ok.
Então, não sei o que dizer, mas uma coisa eu digo: a arbitrariedade desse Moro me causa repulsa. É claro que, se ele tivesse violado e divulgado ilegalmente a privacidade de um “rico”, não teria continuado à frente do julgamento deste rico. E nem o promotor DD, depois daquele powerpoint de débil mental, né? É. Por menos que isso o Gilmar Mendes acabou com a operação Pelicano aqui no Paraná, né? Porque essa investigava o nosso playboy, né? É.
ROUBOU SHAMPOO?
Eu sou dos que acham que o Lula está recebendo o tratamento reservado aos “pobres” nesse país. Pra esses, não tem perdão: Roubou shampoo? Cadeia! Um baseado? Cadeia! Roubou comida pras crianças com fome? Cadeia! Um triplex de menos de 200m2 que não é seu? Cadeia!
Admiro a tenacidade de bons amig@s que não enxergam seletividade e parcialidade nisso. Acho uma façanha. Mas sei que há argumentos, que preguiça infinita de discuti-los. Mas é o que eu acho, e eu não ofendi nem comentei nenhum de tantos posts que me deixaram triste. Triste porque a gente acha que essas pessoas não estão enxergando o lance como um todo, o país está sendo devolvido ao que há de pior nele, tod@s vamos sofrer, especialmente quem já sofre. As minorias vão pagar, os mais desmunidos vão pagar, o meio ambiente vai pagar, a liberdade vai pagar.
É só olhar o que acontece desde que um bandido de verdade, esse sim, virou presidente.
‘FORA TEMER’
Tod@s nós deveríamos nos unir em um gigantesco #foratemer…
Mas também sei que não adianta discutir, e nem tenho a menor vontade de fazer isso. Há pessoas bacanas vibrando – pessoas com quem estamos há anos lutando por coisas boas para a cidade, cidadã(o)s engajad@s e atuantes – e não gosto de ver essas pessoas sendo ofendidas, por mais que eu tenha tido que refrear meu impulso de expressar minha decepção ou até de ofender um(a) ou outr@, rsrs. Não o fiz. Mas, e me perdoem por repetir isso, não há como não pensar na sabedoria de meu pai, em outubro de 2013, alguns dias antes de partir, repetindo: “eles não querem limpar o Brasil, só querem prender o Lula.” Conversei bastante com ele sobre isso, na época, e levei mais tempo para entender, sei – tenho convicção – que, se ele estivesse vivo, ele não estaria comemorando e estaria dizendo o que pensa.
LULA LADRÃO?
Não adianta vir aqui e dizer que ele teria mudado de ideia, que o Lula é um ladrão. Ele sabia muito bem da degradação do PT e, francamente, anos investigando o Lula e tem esse triplex que não é dele e depois um sitiozinho. Imagina investigar qualquer outro político dessa forma? Não?
Sei… Imagina 4 anos em cima do Betinho, do Aécio, do Alkimin, do Temer? Não imagina, né? Acho triste e, só pra ilustrar que não há um consenso sobre isso, sobre a isenção desse processo todo, vou colocar esse trechinho que me chegou várias vezes inbox, em que até a vergonhosamente parcial Globonews – essa vai de Merval a pior – dá uma vazada. e fala sobre a falta de credibilidade desse tribunal aqui da república. Olhem, são só alguns segundos, “tribunal canguru”:
https://www.facebook.com/jfmargarida/videos/1628569550583631/
Bizarro, né?
QUANDO PARARÃO?
Então, não há consenso, aceitemos isso, eu pendo para o lado da turma que vê mais perseguição a um partido – que se lambuzou e muito – e a seu líder – que sabia de muita coisa e fez vistas grossas, daí a ser um ladrão precisava de bem mais que um apartamentozinho que nem dele é – e a desgraça se instalando, agora. A não ser que a PF e a justiça não parem. Mas vão parar, né? “Com Supremo, com tudo”, só um molóide ou um sem caráter faz uma obra embasada nessa história e coloca a frase do Jucá na boca do personagem do Lula. E acho que até um “direitista anti lulista” poderia e deveria concluir isso.
ATIVISMO E ÉTICA
A ética, assim como o ativismo, não deve ter ideologia…
Sim, peço perdão a tant@s amig@s querid@s que são fãs do juiz Moro, eu tenho por ele um desprezo profundo, acho-o um limitado, um alienado incapaz de se elevar além de seus preconceitos de casta e de classe, e que se presta a um papel lamentável. Acho esse ser comparável a um professor que dá aula a 30 estudantes mas só quer que 5 del@s sejam bem sucedido@s. Lamento muito, mesmo, se isso enervar mais de um(a).
Acredito que o Moro até acredite que está fazendo um bem, e que talvez seja apenas um instrumento dos canalhas que tomaram conta do país com a eliminação do PT. E não venha me chamar de “petista”, não sou, mas tenho sim muitas pessoas conhecidas que estão no partido e tenho respeito e carinho por elas. Mesmo se eu fosse um Morista anti lulista, teria tido pudor em comemorar da forma xula que estou vendo algumas vezes por aqui. Xula.
JUIZ “HERÓI”
Sim, sim, quando o Cunha foi preso vimos bastante xulice também…

Agora, francamente, esse juiz, ser herói… Então taí, é herói sim, herói de gente como o Aécio, que deve estar em grandes comemorações neste momento, erguendo brindes y otras cositas más em homenagem ao juiz Moro. O Aécio, liberado pelo mesmo STF, em outras circunstâncias, mas mesmo assim, né? – com declarações de ser até “um grande pai de família”. Não é triste? Eu acho, imensamente triste. Certamente o Lula é maior e mais honesto do que todos esses Aécios e Betos e Alkimins juntos. Porque esses nunca nem tentaram, estão aí apenas em benefício próprio e de suas turminhas.
PAÍS MENOS INJUSTO
O Lula encarnou, e ainda encarna, lamento informar, um projeto de país menos injusto. Prendê-lo, e dessa forma, também é pisotear esse projeto.
Não sei que “ameaça comunista” alguém consegue ver nele, o sujeito foi 8 anos presidente e a democracia avançou, Cacilda. E também sempre repito que acho uma lástima o FHC ter se omitido tanto e, quer saber?, acho que se a D. Ruth Cardoso não tivesse partido ele teria agido de forma diferente.
Você pode gostar desse juiz, e eu não vou te ofender por isso, e acho que você tem suas razões e que isso não faz de você um(a) fascista desuman@ nem desmerece o carinho, a amizade, as coisas boas que fizemos e que podemos e devemos ainda fazer xunt@s.
Eu tenho horror ao Moro, acho um irresponsável que não busca justiça, busca apenas acabar com o Lula custe o que custar e que, ao ser assim, ajudou a quebrar empresas, a rachar o país e a viabilizar o mais podre dos movimentos políticos. Com auxílio moradia e tudo. E jogou fora, com sua visível e risível parcialidade, uma chance incrível de juntar a sociedade em um combate generalizado contra a corrupção. E eu vou botar essa foto aqui só de raiva, ia lá escolher um cartoon do Quino, mas não.
Que porcaria de herói, hein? E logo com quem? Bem, é o partido dele, quem é que não sabe? Que pena, que pecado. Cordiais saudações, mesmo…
E, de novo, perdão a quem se ofende com essa foto. Mas também, né? É.
Boas noites.
(*) LUCAS RISCHBIETER, pedagogo. Seu pai foi o ministro Karlos Rischbieter.
