Quem imagina que apenas movimentos de novas denominações religiosas atuam nas grandes periferias de Curitiba – como os pentecostais -, engana-se.
Além das pastorais ligadas às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) católicas há trabalhos sólidos feitos por outras obras que têm como carisma atuar com o mundo do trabalho. É o caso do MOPP (Missão Operária São Pedro e São Paulo), que é presidido na Capital pelo padre Jomar Vigneron, 74, francês há dezenas de anos no Brasil.
Sobre a atuação do MOPP, em Tatuquara, Curitiba, eis um relato objetivo que manda à coluna o teólogo (cinco anos de estudos em Basiléia, Suíça, e dois anos de missionário em Paris) e irmão consagrado no MOPP, o químico industrial Fabiano Renaldi, profissional de uma indústria da CIC:
“Aroldo,
A oitava de páscoa terminada, Jomar viajou para São Paulo onde ele celebra o “Seder”(a ceia judaica) cada ano.
Eu tive uma mudança temporária de horário no meu trabalho até final de abril: 08h-18h cobrindo as férias de um colega na fábrica. Essa mudança me deu a possibilidade de retomar a participação na pastoral da sobriedade que acontece toda quarta às 20h na capela Santa Rita na nossa paróquia.
VIGÍLIA COM JEAN
O Jean Carlos (nosso outro confrade) celebrou a vigília pascal na capela São Sebastião com uns vinte catecúmenos. A missa terminou quase meia noite, mas foi um belíssimo momento comunitário.
Os irmãos da Casa Samuel (casa que animamos com formação bíblica e liturgia) perseveram. Nós passamos o estudo do evangelho de São Marcos para o domingo de manhã. Isso foi uma boa mudança, pois possibilitou a participação de mais jovens no encontro. Agora estamos com uma boa equipe entre rapazes e moças.
EMPOLGAÇÃO
O nosso grupo de jovens “Família MOPP” iniciou o ano com empolgação. Na forma de rodízio, os próprios jovens coordenam os encontros com a nossa ajuda. No sábado 14 de abril o grupo festejou seus cinco anos de existência com uma divertida gincana bíblica composta entre duas equipes. Tivemos também um vídeo dos momentos de nossos cinco anos, um tempo de adoração diante do Cristo Eucarístico. Fechamos a noite com um gostoso comes e bebes. Te envio algumas fotos.
CASA DO PAI
Na quinta, 19 de abril, nos unimos pela oração e presença, à Fabiane, uma das acompanhadoras do grupo, cujo papai Flaviano partiu para Casa do Pai… após alguns anos de muito sofrimento físico e moral.
As nossas meninas que fizeram o voto de compromisso com a MOPP nesse ano (2018) perseveram. O encontro desse mês de abril aprofundou a lectio divina. “

