Como a coluna esteve em recesso, e só hoje volta, registro um dos momentos históricos da vida paranaense, que foi a posse de Beto Richa e Cida Borghetti como governador e vice-governadora, dia 1 de janeiro, na Assembleia Legislativa e no Palácio Iguaçu.
Foram duas movimentadas cerimônias, reunindo deputados federais, estaduais, prefeitos vereadores, representantes do poder judiciário, Tribunal de Contas e diversas lideranças nacionais e estaduais. Na Assembleia Legislativa Richa e Cida assinaram o termo de posse e prestaram o Compromisso Constitucional. O governador reeleito afirmou que os avanços registrados nos últimos quatro anos são resultados de uma nova forma de governar implantada no Estado.
Em seguida, Richa e Cida seguiram para o Palácio Iguaçu, onde, em evento público, tomaram posse. Diante das lotadas galerias do Palácio, o governador reeleito assinou 18 decretos para modernizar o Estado e impor maior controle no orçamento. A expectativa é economizar R$ 1 bilhão ao longo de 2015.
A carismática e trabalhadora Cida Borghetti aproveitou as cerimônias para anunciar que vai usar a experiência como parlamentar, como deputada estadual e federal, para trazer mais obras e recursos para o Estado. “Quero usar a minha experiência como parlamentar no Paraná e em Brasília para contribuir para que o Paraná possa avançar ainda mais. Levar projetos ao Governo Federal e buscar recursos e obras ao Estado”, disse.
Na posse, um número sem de personalidades foi abraçar Richa e Cida. Dentre eles, o arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto, o bispo Rafael Biernasky, o arcebispo da Igreja Ortodoxa Católica Antioquiana, dom Damaschino, o sheike da comunidade muçulmana de Curitiba.
Confira nas fotos de Jonas Oliveira.