
A governadora Cida Borghetti apresentou nesta segunda-feira (07) uma série de ações que serão adotadas pelo governo nos próximos meses, com foco no uso da tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos. O plano de trabalho foi apresentado em evento no Palácio Iguaçu, quando a governadora também fez uma prestação de contas dos primeiros 30 dias de gestão. “Nossa missão é fazer um Paraná forte, ágil e moderno”, afirmou, completando que a orientação para a equipe é buscar uma gestão eficiente, com metas e prazos de entrega, responsabilidade, transparência e respeito à legislação.
Cida afirmou que o Estado já dispõe do Governo Digital, mas novas aplicações serão disponibilizadas. O uso da tecnologia será estimulado na saúde. O governo, segundo a governadora, quer levar soluções da medicina para mais próximo das pessoas. Para isso, o Estado vai investir no reforço da regionalização dos serviços médicos e em sistemas de telemedicina. “Vamos fazer a informação viajar, não as pessoas”, destacou.
A proposta para a educação é fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo para adequar o ensino com foco na Educação Digital. Para isso serão firmadas parcerias com institutos de desenvolvimento tecnológico e implantação de quatro laboratórios digitais no Estado.
O governo vai utilizar o sistema de videoconferência para oitivas de pessoas detidas no sistema carcerário estadual. O objetivo é reduzir o número de profissionais de segurança e viaturas envolvidas no processo. Atualmente, 3.700 policiais são mobilizados por mês para escolta de presos.
Em outra ação para otimizar recursos, o Estado prevê diminuir o montante gasto atualmente com o deslocamento de servidores ao substituir o uso da frota oficial de veículos por de aplicativos de transporte.
