O debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, na noite de domingo, na TV Recorde, não entusiasmou alguns representativos partidários das duas candidaturas.
Eles tiveram mais ou menos a mesma expressão, falando à coluna: “Foi um debate engessado”.
Por parte de alguns tucanos de alta plumagem, de quem recolhi observações, registro: “Dilma está se repetindo, o que impossibilita o debate, obriga Aécio, cair em certas armadilhas…”
2 – O SORRISO DE DEFESA
De um petista de não menor envergadura na campanha de Dilma na Paraná, a opinião foi essa:
“O sorriso foi Aécio é de quem está sempre pronto para um bote, autodefesa, para esconder-se e ao opaco administrador que foi em Minas”.
Lamentações à parte, os tucanos comemoravam ontem, enquanto aguardavam resultados de o IBOPE/DataFolha que seria divulgado no Jornal Nacional: “Em Foz do Iguaçu. No domingo, houve uma carreata monstro pró Aécio…” Os pessedebistas garantem que os carros embandeirados dos tucanos “passaram por 3 horas nas ruas centrais…”
No comitê central da campanha de Aécio em Curitiba, comandado por Euclides Scalco, havia outra comemoração, mais discreta: os resultados de um “trancking” nacional, que daria “quase dez pontos pró Aécio”.
3 – A CARREATA DE FOZ
De Foz do Iguaçu, um petista que assessora Jorge Samek, atribuiu pouca importância à carreata realizada domingo na cidade pelos tucanos: “Para nós, o que conta não é barulho. Importam os contatos de alto nível que petistas como Samek fizeram nos últimos dias, apresentando as propostas de Dilma, a empresários, a dirigentes de cooperativas, a agricultores, a lideranças comunitárias…”