sábado, 27 junho, 2026
HomeMemorialCANDIDATURAS (I): “SEM SEGURANÇA NÃO HÁ LIBERDADE”

CANDIDATURAS (I): “SEM SEGURANÇA NÃO HÁ LIBERDADE”

Osmar Dias em entrevista com Rafael Guazeli para o programa Verdade e Expressão:

Osmar Dias: o maior desafio; Radialista Rafael Guazeli: entrevistando
Osmar Dias: o maior desafio; Radialista Rafael Guazeli: entrevistando

“Para reorganizar o Estado, combater a violência e diminuir os índices de criminalidade, o próximo governo terá que resolver o passivo deixado pela atual gestão, que não construiu os presídios prometidos nem deu solução para os presos nas delegacias. A afirmação é do pré-candidato ao governo do Paraná pelo PDT, Osmar Dias, ao comentar os principais desafios da administração pública.

Para Osmar, o governo terá que fazer ações articuladas com o governo federal e o Poder Judiciário para retirar os dez mil presos que estão nas delegacias.” O atual governo prometeu construir 14 presídios.

CADEIAS NOS DISTRITOS

Apenas um está em construção, em Campo Mourão, e mesmo assim, num ritmo muito lento. O resultado dessa omissão é que as delegacias de todo o Estado estão apinhadas de presos, um verdadeiro caos. Os policiais que deveriam estar na rua, fazendo o policiamento, se obrigam a ficar nos distritos, cuidando dos presos. A sociedade vive com medo, porque sempre há o risco de fugas.”

SOCIEDADE COM MEDO

A sociedade vive com medo, porque sempre há o risco de fugas. Quem não tem segurança, não tem liberdade”, diz.

Osmar analisa que serão necessários investimentos no setor de inteligência e criação de forças-tarefas para combate ao crime, além do reforço na segurança da fronteira. Segundo ele, além de viabilizar recursos do governo federal para construir novos presídios e reforçar todo a segurança nas fronteiras com países e estados vizinhos, será necessário um trabalho conjunto com o Judiciário para fazer mutirões e abrir vagas no sistema.

AÇÕES COORDENADAS

“Há presos que já cumpriram pena, outros que podem progredir de regime, para o semiaberto, outros que podem usar tornozeleira. Executivo e Judiciário, numa ação coordenada e eficiente, podem agir e enfrentar juntos esse problema”, analisa.

Outra questão negligenciada pela atual gestão, segundo o pré-candidato, é a integração das policias. “A vida inteira ouço falar na integração da Polícia Militar e da Polícia Civil. E até hoje essa integração não ocorreu. E não aconteceu porque depende do comando e da autoridade do governador fazer essa integração entre PM, Polícia civil e guardas municipais, incluindo os conselhos comunitários de segurança. A participação da sociedade é importante e necessária.

A MAIOR PREOCUPAÇÃO

Hoje a falta de segurança pública é a principal preocupação de todos os paranaenses”, afirma.

Osmar analisa que a diminuição da criminalidade exige, também, investimentos em educação. “O problema de segurança pública é complexo, exige gestão eficiente e igualmente uma ação transversal, articulada com a Educação.

MUITO MAIS QUE PRESÍDIOS

Não se trata apenas de construir presídios, colocar policiais nas ruas, investir em equipamentos, mas ter essa visão de que é necessário oferecer uma educação profissionalizante aos nossos jovens, especialmente aos vulneráveis socialmente, com oportunidade para que tenham uma profissão, estágios e o primeiro emprego. Sem isso, a criminalidade continuará avançando”.

(Assessoria de Imprensa do candidato Osmar Dias)

Leia Também

Leia Também