Diário Induscom
A edição de hoje do Diário Indústria & Comércio traz uma entrevista com o tcheco Patrik Kohout, presidente e criador da Associação Tcheco-Brasileira. Com sede em Curitiba, a organização recém-lançada busca promover e manter tradições e a história da República Tcheca, bem como reconhecer as famílias.
Segundo dados oficiais do Consulado Geral do país, em São Paulo, o Brasil tem cerca de 3 mil tchecos nativos, além de seus descendentes.
FESTIVAL PILSEN
No final de outubro, em comemoração aos 180 anos da criação da primeira cerveja tcheca estilo Pilsen Lager, a Associação Tcheco-Brasileira realizou o 1° Festival Pilsen Lager de Curitiba.

A famosa cerveja pilsen, apreciada pelos brasileiros, foi inventada na República Tcheca. A primeira receita de cerveja Pilsen foi criada na cidade de Pilzeň, a cerca de uma hora de Praga, a capital do país, em 1842. Por conta de sua coloração dourada e pálida, fermentada à frio (a maioria das cervejas na época eram feitas no fogo), ela conquistou rapidamente as pessoas até tornar-se o tipo de cerveja mais consumido no mundo.
Para prestigiar essa cultura cervejeira, foi realizada uma programação com parceiros e amigos da associação. As cervejarias participantes foram a lassbeer de Santa Catarina, a gaudenbeer e a maniacs brewery, ambas de Curitiba, que disponibilizaram seu tempo e suas chopeiras para nosso evento, com receitas diferentes de Pilsen Lager.
Também foi feita degustação às cegas para os presentes colocarem em prática seu entendimento sobre cerveja, além de um Beer Tapping da Lassbeer – a abertura do barril de cerveja lacrado. “Ficou bem popular em eventos cervejeiros, e geralmente é o ponto alto, pois o costume é abrir o barril e sair correndo para encher os copos de cerveja e evitar o desperdício”, detalha Kamilla Kadlec.
Além dos parceiros, o evento teve apoio da Prefeitura de Curitiba e do Consulado Tcheco de SP.