
Assessoria
A Câmara Municipal de Curitiba prestou homenagem ao Grupo Ric, maior grupo multimídia do Paraná, pelos 35 anos de história da empresa a serviço da comunicação. O empresário Leonardo Petrelli, presidente executivo do grupo, recebeu o diploma com os votos de congratulações e aplausos das mãos do vereador Osias Moraes (Republicanos), proponente da honraria.
“Esta é uma justa homenagem, pois o serviço prestado ao longo dos anos [pelo Grupo Ric] é de extrema relevância à população, comunicando e valorizando a nossa gente, através de 14 canais de informação, entretenimento e interação”, destacou o parlamentar. Ainda conforme Moraes, as formas de se comunicar mudaram muito nos últimos anos, mas os princípios que fizeram o grupo crescer permanecem. “Fique registrado o nosso reconhecimento pela evolução e consolidação do maior grupo multimídia do estado do Paraná”, completou.
Moraes reconheceu ainda a responsabilidade social da organização, por meio do Instituto Ric, a responsabilidade na comunicação e a política arrojada de investimentos em tecnologia e em novas unidades de negócios. “Parabéns por esta visão inovadora”, arrematou. Os votos de parabéns também foram dados pelo presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (Pros), que recepcionou Petrelli e demais gestores do grupo na Presidência da Casa.
NOSSO SOTAQUE
Leonardo Petrelli se disse emocionado com a homenagem e recordou os primórdios da criação da então Rede Independência de Comunicação, junto a seu pai Mário Petrelli, ainda nos tempos da TV Manchete. “São 35 anos valorizando o nosso sotaque e a nossa terra”, destacou o gestor.
Petrelli aproveitou para elogiar o trabalho realizado diariamente pelos vereadores e vereadoras. “Entendemos ser da maior importância o qualificado trabalho dos vereadores na vida da população curitibana. E é por essa razão que acompanhamos suas iniciativas e as comunicamos ao nosso público.”

Na sequência, o presidente apresentou números sobre o tamanho, a produtividade e o alcance dos veículos do Grupo Ric: 14 veículos de comunicação, 1.650 horas de programação própria; 190 milhões de impactos todos os meses; e geração de 650 empregos diretos. “Somos os maiores afiliados da Rede Record e da Rede Jovem Pan [no Brasil]. Estamos em mais de 300 municípios paranaenses com a RICtv, nosso portal de notícias RIC Mais, nosso parceiro R7 e nossas rádios Jovem Pan FM, Jovem Pan News e Folha FM, em Londrina.”
FAKE NEWS E CREDIBILIDADE
Leonardo Petrelli falou ainda sobre os desafios enfrentados pelos meios de comunicação nas últimas décadas e as mudanças na comunicação digital, especialmente o enfrentamento às notícias falsas e à desinformação. “[Com o crescimento das fake news] nossas plataformas crescem em credibilidade, pelo bom jornalismo que fazem. Todos os nossos profissionais assumem o compromisso de amplificar a voz da sociedade. Nosso esforço rasga as bolhas em que muitas vezes as pessoas se escondem e que as impedem de enxergar o todo.”
Ele comemorou ainda o lançamento de projetos, que ficaram represados em função da pandemia, como a abertura do sinal da rádio Jovem Pan News em Curitiba, Londrina e Maringá e a inauguração de duas novas sedes, em Cascavel e Maringá. “Em 2022, lançamos a nova marca do Grupo Ric, com a campanha “Vem que o futuro chama você”. Foi assim que expressamos nosso desejo de ser cada vez mais a voz da nossa audiência e para isso fizemos uma série de investimentos e ampliações tecnológicas.”
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O presidente do Grupo Ric exaltou, ainda, a responsabilidade social das empresas de comunicação, o que, segundo ele, transcende a existência do próprio negócio. “É preciso olhar além, para o papel que nos cabe na formação de consciência crítica, na constituição da cidadania. Na condição de porta-voz do público, estamos sempre recebendo e reverberando suas demandas, participando do esforço por uma sociedade mais justa, uma economia mais vigorosa e um futuro de mais garantia para todos”, concluiu.
Também participaram da solenidade o diretor administrativo financeiro, André Luis Ferreira dos Santos; o diretor de Mercado e Soluções Integradas, Marcelo Garcia Requena; o diretor corporativo de Estratégia e Tecnologia, André Fronza; o diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência, Marcus Yabe; a coordenadora do Instituto RIC, Kelcybel da Silva; além de colaboradores da empresa.