sábado, 5 julho, 2025
HomeMemorialDos leitores: Descendentes de islandeses

Dos leitores: Descendentes de islandeses

Islândia

Caro jornalista,

Meu nome é Marielda Ferreira Pryjma e sou neta de Holfrida Reikdal. Minha avó é filha de Jorge Reikdal e neta de Baldvin Jónatansson e Gudny que chegaram em 1872 no porto Dona Francisca com seus 3 filhos: Sigrudu, Karl e Sigrugur. Sigrudu adotou o nome de Jorge e a família usou o nome Reikdal em função do local de origem na Islândia (Reikyadalur). Li a reportagem sobre os islandeses e várias informações sobre o cadastramento dos descendentes que vivem aqui. Gostaria de saber se existe algum contato para que eu possa obter mais informações, pois via consulado não obtive resposta alguma. Adorei a reportagem!

Um cordial abraço

Marielda Pryjma, Curitiba

Resposta: Boa parte dos descendentes de islandeses que o site identificou estabeleceu-se em Almirante Tamandaré. Alguns deles levam o sobrenome Johnson. Umas duas família – sabemos – atuam com indústria de cal em Tamandaré/ Rio Branco do Sul. Esse pode ser o ponto de partida para você identificar eventuais parentes. Um deles, sabemos, chegou a prefeito da cidade de Tamandaré.

HORÁRIO ELEITORAL

Passa ano, vem ano, e o desfile de barbaridades no Horário Eleitoral só se amplia. Agora, mais do que antes, os religiosos (pastores) tomam boa parte dos programas. Só falta prometer milagres e bênçãos. Mas não só eles: os professores e agentes de segurança pública também fazem parte do coro.

Isso sem contar que o velho anúncio – “por amor do Paraná” – mantém-se firme, dizendo quase nada como proposta política. E assim caminha a humanidade.

KATIA C. DE ABREU E LIMA, Curitiba

Leia Também

Leia Também