
Por Vinicius Sgarbe, jornalista
Cassiana Pizaia, Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, é minha sócia há um par de anos na Outras Terras Filmes. Somos uma dupla de documentaristas, como é o caso das duplas dos canais famosos. Ela é minha irmã verdadeiramente. Ela também escreveu uma “reportagem” — risos — sobre nossa relação.
O que eu quero que “fique” marcado com as declarações maravilhosas? O que Deus fez com um homem que mal sabia quem era?
CASSIANA PIZAIA
Vamos gravar um filme na Síria? A proposta do Vinícius, num café de Curitiba, no auge da guerra, quando a gente mal se conhecia, foi um susto. Aquela viagem não saiu, mas a parceria sim. E até hoje ele nunca deixou de me surpreender.
Vinícius é a inquietude em pessoa. Não sossega até obter o máximo de qualidade técnica e atualização em tudo o que faz. E faz muitas coisas. Com uma versatilidade rara, vai do texto à fotografia, do jornalismo diário ao filme, da rede social à pesquisa acadêmica. Tudo isso sem se acomodar ao conforto dos padrões disponíveis. Onde estiver, ele vai buscar um caminho original.
A competência e a criatividade vêm acompanhadas de algo ainda mais valioso: a atenção, a paciência e a generosidade com as pessoas. Trabalhar com o Vinícius é uma prazer porque sempre envolve entusiasmo, conversa, senso de humor e afeto. E é assim que nascem as melhores ideias e as melhores amizades.
