
O presidente Jair Bolsonaro,movido por sua assessoria de campanha à reeleição, “descobriu” que Geraldo Alckmin teria antiga ligação com a Opus Dei, organização católica Opus Dei, de linha conservadora. Ou, pra muitos, um braço à direita com grandes poderes no Vaticano. Não é verdade, Alckmin pode ter participado de alguns retiros e reunião espíituas da “Obra”. Mas nunca foi membro da instiotuição que se instalopu em Curitiba nos anos 1970.

LIGAÇÕES ESPIRITUAIS (2)
A propósito, a Opus Dei perdeu poderes na semana, com a decisão do papa Francisco de eliminar, na estrutura da oprganização a figura de um bispo – prelado – que a comandava até agora. A “obra” parece ter assumido o golpe anticonservadopres com que o papa tem, contemplado setores da Igreja.
A Opus Dei valoriza o trabalho e nele vê meios para santificação do indivíduo, que deve espalhar luzes e bons exemplos no dia a dia, no mundo do trabalho. Esse seria, na concepção do Escrivá, seu fundador, a proposta maior da organização.

LUIZ CARLOS CAMPEÃO
Depois que fez operação bariátrica – de redução do estômago -, o deputado Luiz Carlos Martins decidiu tentar mais um mandato na ALEP. Será o oitavo.
Luiz é um fenômeno por sua capacidade de atender um público que faz questão de conhecer dono da voz que toca a Rádio Banda B, e mensalmente fala com centenas de milhares de ouvintes. Gente de todos os estratos sociais, níveis de escolaridade, e renda.
O radialista deputado criou o bordão “um beijo no seu coração”, uma excelência em marketing hoje adotado por boa parte do mundo político paranaense.

O SEBO NACIONAL É DE LUIZA
Luiza Trajano, que comanda o Magazine Luiza, é uma liderança que a revista Time colocou entre as mais expressivas do mundo.
Ela é dona de enorme sensibilidade para negócios, ninguém duvida. Uma das provas de sua capacidade de negociar foi a compra, há três anos, da Estante Virtual, por meio da qual (uma cadeia de sebos livreiros pelo país) é possível achar qualquer livro esgotado; isso em pouco tempo.
Comprador mais ou menos frequente da Estante Digital, no entanto, me assustei com os preços agora praticados pela Estante. Na semana, por exemplo, pedi – e recebi – um livro sobre a ideologia reencarnacionista dos cátaros ou albigenses.
Levei um susto: o pequeno livro, capa dura, editado pera Pensamento em 1998, me foi entregue ao custo de R$ 100,00. Coisas de uma mulher que não brinca em serviço.
