
Assessoria
Com voto favorável do deputado Ney Leprevost, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 610/2021, de autoria do deputado Vinicius Carvalho, que institui a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas com Câncer.
De acordo com o texto, a campanha será realizada anualmente pelo Ministério da Saúde com participação da sociedade civil organizada , na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrado em 27 de novembro, com o objetivo de incentivar à doação de cabelos.

A quimioterapia se destina ao tratamento do câncer e um dos seus principais efeitos colaterais é a queda de cabelo que por sua vez traz efeitos psicológicos negativos e costuma atingir grande parte dos pacientes com câncer, sem distinção de sexo e de idade, embora as mulheres e os jovens os sintam mais. Nas crianças a queda de cabelo pode inibir a interação com o ambiente, alterando o desenvolvimento da imagem e da autoestima.
Segundo o deputado Ney Leprevost “existem muitas pessoas interessadas em doar o cabelo. O objetivo do projeto é utilizar as doações e resgatar a autoestima dos pacientes em tratamento do câncer”, disse.
A matéria segue agora para a aprovação do Senado Federal.
