segunda-feira, 17 novembro, 2025
HomeMemorialInstituto RIC lança guia de mídia para apoiar entidades do 3º setor...

Instituto RIC lança guia de mídia para apoiar entidades do 3º setor do Paraná

O presidente e a vice-presidente do Instituto RIC, Leonardo e Karla Petrelli (do lado esquerdo do banner) com integrantes do comitê diretor, durante a live sobre os novos projetos. Foto: Marcio Helegda

Instituições podem solicitar divulgação especial nos veículos do Grupo RIC. Instituto também vai desenvolver ações para o bem-estar dos 600 colaboradores

 

Marisa Valério – jornalista

O Instituto RIC, braço social do Grupo Ric, maior conglomerado de comunicação multimídia do Paraná, vai apoiar campanhas e projetos inovadores do terceiro setor que tenham impacto positivo para a população paranaense, como geração de renda, atenção à saúde e ações sociais, por exemplo. Organizações da sociedade civil e entidades sem fins lucrativos podem inscrever seus projetos no Instituto RIC. Um comitê vai selecionar as iniciativas de maior relevância e apoiar campanhas de divulgação de até dois meses nos veículos de comunicação do grupo.

Além de valorizar as iniciativas da sociedade, e de se associar a elas, os novos projetos do Instituto RIC também terão um forte olhar para os 600 colaboradores do grupo. Para isso, está sendo desenhado o projeto RIC Saúde, destinado a promover a saúde física e mental dos talentos da empresa. O instituto será um ponto de apoio, de referência e de fortalecimento para o público interno, cujo trabalho contribui para que os veículos de comunicação expressem a voz da sociedade paranaense.

O gerente de Recursos Humanos do Grupo RIC, Sandro Carvalho, explica que os colaboradores também serão incentivados a participar da construção  de uma sociedade melhor, oferecendo talento e solidariedade para transformar vidas. Para desenhar esse formato, o Grupo RIC pesquisou muitas entidades congêneres no Brasil, contou com a consultoria do SESI Paraná, e firmou parcerias com várias entidades, entre elas o Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR.

As novidades foram apresentadas aos colaboradores do Grupo RIC em live com a presença do presidente e da vice-presidente do Instituto RIC, Leonardo Petrelli e Karla Petrelli, e da coordenadora Kelcybel Silva. O encontro virtual foi promovido para mostrar a importância do engajamento dos colaboradores no fortalecimento do Instituto como braço social do Grupo RIC.

TRANSFORMANDO VIDAS

Aos 35 anos anos de existência, o Grupo RIC produz 702 horas mensais de conteúdo jornalístico e de entretenimento, que chegam à população por todas as plataformas de informação disponíveis no mercado: são quatro emissoras de TV, que cobrem todo o estado do Paraná, o portal de internet RIC Mais, seis emissoras de rádio, incluindo as marcas Jovem Pan FM e Jovem Pan News, além da plataforma de estilo de vida TOPVIEW, com portal e revista impressa. A produção também alcança as redes sociais.

Leonardo Petrelli, presidente do Instituto RIC

“O Instituto RIC é o coração do Grupo RIC. E toda a nossa estrutura será envolvida de forma permanente na divulgação das tecnologias sociais inovadoras que ajudam a construir uma sociedade melhor. O nosso propósito é promover a saúde coletiva, a qualidade de vida e o desenvolvimento social da população paranaense. Queremos fortalecer  o terceiro setor e as comunidades pela capacidade de comunicar, agregar e fomentar projetos transformadores”, diz o presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

Ele lembra que o Instituto RIC foi criado em 2010 em memória de sua mãe, Dircea Petrelli, com o objetivo de desenvolver ações que promovam a saúde. Agora, o instituto amplia esse olhar para campanhas educativas, de assistência social e voluntariado, ações artísticas e culturais. O Instituto ainda abraça iniciativas que promovam os direitos humanos, a superação da pobreza, o desenvolvimento sustentável, a ética e a cultura da paz.

Em sua declaração de princípios, o Instituto RIC acredita que informar, promover campanhas e criar sinergia entre entidades afins, pode ser uma forma relevante de conscientizar a comunidade das necessidades do terceiro setor. Por meio das plataformas de comunicação do Grupo Ric, o Instituto leva a compreensão e valores dessa missão à comunidade, inspirando mudanças e aproximando a sociedade das ações realizadas.

GUIA DE APOIO

Por meio da plataforma do Instituto RIC, será possível mensurar, ao final de cada ano, qual foi o impacto social do grupo e o quanto foi investido em mídia para as entidades do terceiro setor. Conforme o guia de apoio à mídia que pode ser lido no site do Instituto RIC, organizações paranaenses do terceiro setor, legalmente constituídas, devem se cadastrar na plataforma e preencher o formulário de Veiculação, informando sobre a iniciativa de impacto social que deseja divulgar. As campanhas devem ter caráter beneficente, sem fins lucrativos, ou com renda destinada exclusivamente a instituições comunitárias.

As solicitações de apoio de mídia serão avaliadas pelo Comitê Interno do Instituto RIC, que poderá aprová-las ou não. A entidade fornecerá os materiais adequados para exibição, com afinidade ao perfil de cada veículo, as especificações corretas e qualidade técnica, compatíveis com os veículos de comunicação do Grupo RIC: TV, rádios, portais, revista e redes sociais. Os materiais serão encaixados nas grades de programação conforme a disponibilidade.

Leia Também

Leia Também