quarta-feira, 19 novembro, 2025
HomeMemorialGeneral Silva e Luna é Cidadão Honorário do Paraná

General Silva e Luna é Cidadão Honorário do Paraná

Foto: Orlando Kissner/Alep

Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Soldado Fruet (PROS), entregou nesta terça-feira (31) o título de Cidadão Honorário do Paraná ao general da reserva do Exército, Joaquim Silva e Luna, ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e ex-presidente da Petrobras.

A honraria foi proposta pelo deputado Soldado Fruet em 2020, quando Silva e Luna ainda era diretor-geral brasileiro da Itaipu, mas em razão das restrições impostas pela pandemia só foi possível fazer a entrega nesta data. Ao abrir a sessão de homenagem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), destacou a atuação do general à frente da Itaipu que resultou em obras no estado e disse que todos “somos gratos general pelo seu brilhante trabalho”.

O deputado Soldado Fruet também justificou a homenagem pelo trabalho realizado por Silva e Luna à frente da direção da Itaipu e que rendeu grandes frutos para o Paraná, como a construção da nova ponte de ligação entre o Brasil e Paraguai, a duplicação da rodovia BR-277, a Perimetral Leste, a Estrada da Boiadeira, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu. “O nome do general Luna está escrito para sempre na história do Paraná como um homem cuja dedicação ajudou no desenvolvimento do Estado”, afirmou o autor da homenagem. “Hoje o Paraná faz justiça a um homem especial”, destacou Soldado Fruet, ressaltando que desde que chegou a Foz do Iguaçu, Silva e Luna, nascido em Barreiros (PE), se tornou um paranaense. “Nós o acolhemos com os braços abertos, confiantes de que o presidente Bolsonaro tinha escolhido o homem certo para chefiar a Itaipu”, comentou.

Segundo o deputado, “não precisou muito tempo para termos a certeza de que não poderia ter havido escolha melhor”, já que, de imediato, o general adotou ações de transparência e demonstrou respeito com o dinheiro público. “Em poucos meses, a Itaipu economizou R$ 1 bilhão com a implantação de uma gestão baseada na austeridade e em resultados”, salientou.

O deputado frisou que Silva e Luna decidiu investir os valores economizados na implantação de obras e programas que atendem não apenas a área de abrangência da Itaipu, o Oeste do Paraná, mas todo o Estado, através de obras estruturais de grande monta. “Jamais tínhamos visto um diretor-geral daquela empresa com tamanha dedicação pelo trabalho e senso de responsabilidade pela região Oeste e pelo Estado do Paraná”, disse.

Leia Também

Leia Também