Consideradas as duas instituições de ensino superior de maior renome do País na área de Exatas, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São Paulo, e o IME – Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, são geralmente o sonho da maioria dos vestibulandos da área de engenharia.
Para conseguir realizar essa proeza o caminho é árduo. Mesmo assim, o jovem curitibano Wesley Proença de Camargo, de 20 anos, conseguiu ser aprovado no último vestibular das duas instituições, e com notas acima da média. “Foi como nadar contra a maré. Parecia que tudo me dizia para desistir, mas não foi o eu fiz”.
2 – GARRA DESDE OS 10
Essa garra e o destemor de Wesley vêm sendo forjados desde 2005, quando aos 10 anos, foi selecionado pelo Instituto Bom Aluno do Brasil.
Esse programa social criado em Curitiba por Francisco Simeão e Luiz Bonacin, tem por objetivo incentivar estudantes com bom desempenho nas escolas da rede pública, e oriundos de famílias de baixa renda. Dá a eles, oportunidade de melhorar a sua capacitação educacional e técnico-profissional. Assim como os habilita nos aspectos de cidadania e solidariedade. O alvo é fazê-los agentes de transformação de sua situação socioeconômica.
3 – A CHAVE DE WESLEY
Para Wesley, a preparação para os vestibulares do ITA e do IME foi especialmente difícil.
Primeiro, diz, pela falta de conhecimento sobre o nível necessário para ser admitido nessas faculdades.
Segundo, pela falta de tradição das escolas de ensino médio da Região Sul no preparo de seus alunos para competir nestes concursos.
Foi “salvo” pelo apoio incondicional do Programa Bom aluno e as escolas que frequentou.
“Essas realidades somaram-se à determinação de Wesley e foram a chave para sua aprovação”, conta Maria Isabel Dittert, gerente de Instituto.
4 – GOSTO POR DESAFIOS
“Eu gosto de desafios, e a engenharia trabalha muito com situações desafiadoras, em que a criatividade precisa se aliar com muito conhecimento técnico para criar bons resultados e solucionar problemas”, declara o jovem. Ele foi um vitorioso dentre os 170 aprovados no vestibular do ITA, que este ano de 2015 teve 7.700 candidatos inscritos.
Quanto ao papel do Instituto Bom Aluno, Wesley afirma categoricamente: “O IBAB possui papel de destaque no que concerne à melhoria do país pelo caminho da educação; e seus mantenedores possibilitam que sonhos como o meu se tornem realidade. E de sonho em sonho, de um em um, o mundo muda”.
Maiores informações no site: www.bomaluno.com.br