quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
HomeMemorialCuritiba duplamente presente em congresso jurídico na Espanha

Curitiba duplamente presente em congresso jurídico na Espanha

Luiz Guilherme Marinoni e Michele Taruffo
Luiz Guilherme Marinoni e Michele Taruffo

O jurista curitibano Luiz Guilherme Marinoni ficou muito feliz ao ser convidado como conferencista para congresso jurídico que será realizado nesta segunda quinzena de janeiro, na cidade catalã de Girona (Espanha), em homenagem ao Prof. Michele Taruffo. Professor da Universidade de Pavia, Taruffo é o único processualista do mundo que participou do célebre Bielefelder Kreis, grupo de juristas dedicado ao estudo do ordenamento jurídico dos países ocidentais, em termos comparativos. Do Congresso, que tem o título de “Um jurista pluridisciplinar: em torno ao pensamento de Michele Taruffo”, participarão grandes juristas de várias partes do mundo, todos ligados ao homenageado.

DUPLA RAZÃO

Outro motivo de satisfação para o professor Marinoni, foi saber que, entre os trabalhos que serão apresentados ao Congresso, foi selecionado o papel apresentado por Simone Trento, doutora em Direito, sua orientanda no Doutorado da UFPR. A única brasileira selecionada ao lado de estudiosos das melhores universidades da Europa e da América mostra o motivo pelo qual o Mestrado e o Doutorado em Direito da Universidade Federal do Paraná, não por acaso, sempre figuram como os melhores do Brasil nas avaliações oficiais.

QUEM É TARUFFO

O jurista em homenagem a quem se realizará o congresso de Girona, Michele Taruffo, nasceu em 1943 e formou-se em Direito em 1965 na Universidade de Pavia, onde. Desde 1976, é professor titular de Direito Processual Civil.

Em 1994-1996 foi professor visitante na Escola de Direito de Cornell, e em 2003 na Faculdade Hastings da Lei, da Universidade da Califórnia.

É membro das seguintes instituições: a Accademia dei Lincei, o Instituto Americano Lei, o Bielefelder Kreis, a Associação Internacional de Direito Processual, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, a Associação Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française, o Associação Italiana de Direito Comparado, da Associação Italiana de estudiosos do direito processual, e outras instituições italianas e internacionais.

Participa de conselhos científicos de várias revistas jurídicas e filosóficas, na Itália e no exterior.

É autor de 13 livros, e de várias dezenas de artigos sobre os temas de direito processual e da teoria do direito, publicados em jornais italianos e internacionais.

Juntamente com Geoffrey C. Hazard, ele é co-relator do projeto do American Law Institute sobre os Princípios e Regras de Processo Civil Transnacional.

Leia Também

Leia Também