quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
HomeMemorialPara entender Gilmar

Para entender Gilmar

Gilmar Mendes
Gilmar Mendes

Amigo de mocidade do ministro Gilmar Mendes, com quem era parte de um grupo de universitários brasileiros que periodicamente se encontrava, quando estudantes na Europa, o professor e constitucionalista Clèmerson Clève tem as melhores lembranças do ministro Gilmar Mendes, do STF.

É uma amizade sempre conectada, desde aqueles dias em que se encontravam ora na Holanda, ora na Alemanha (onde Mendes estudava, em Munster) ou em Louvain, na Bélgica. Quando inaugurou o Curso de Direito na sua UniBrasil, Clève trouxe-o para proferir a aula inaugural.

PARA ENTENDER (2)

Clèmerson Clève
Clèmerson Clève

Conhecendo como conhece Mendes – “um ser educado, um professor sempre à disposição de seus alunos” -, Clève foi dos que estranharam a maneira como foi editada a recente entrevista de Gilmar à Folha de São Paulo, publicada segunda-feira.

Taxativo, Clève esclarece que Mendes não citou a expressão “estilo bolivariano de governar” como eventualmente chegando ao Brasil. Pede que se leia com atenção.

Bolivariano – chama a atenção – foi expressão apenas usada pelo entrevistador, como referência a possível influência dessa política nas ações do STF.

Leia Também

Leia Também