
O arquiteto e urbanista Abrão Assad participa de uma mostra de arquitetura na Cidade do Porto em Portugal. A exposição, promovida pela Casa da Arquitectura Portuguesa e, com o nome – Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira -, reúne os melhores trabalhos de arquitetos brasileiros das últimas décadas. Abrão participa com um dos seus mais importantes e criativos projetos de mobiliário urbano: a Estação Tubo – um dos projetos solicitado pela Casa da Arquitectura para representar o Brasil.
DOS ANOS 90
Abrão ressalta que a Estação Tubo é um dos equipamentos dos anos 90 (segunda geração), que juntamente com a Rua 24 Horas, Jardim Botânico, e outras obras que hoje caracterizam a cidade de Curitiba, sucederam as dos anos 70 (primeira geração), dos abrigos e terminais de ônibus que consagraram e identificam também até hoje a nossa cidade.
NO MUNDO TODO
No final dos anos 80, com novas possibilidades tecnológicas e visando eficiência ao sistema e conforto ao usuário do transporte urbano, ‘criamos a Estação Tubo. E junto com ela veio o conceito, hoje consagrado no mundo todo, das plataformas elevadas para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), sistema baseado no uso de ônibus que liga o design com serviços e infraestrutura especializados’.
O LIGEIRINHO
Foi a necessidade de um transporte mais rápido ao longo das vias estruturais de Curitiba é que levou o IPPUC e a URBS a criarem o sistema do Ligeirinho e as suas inovadoras estações tubos. Convocado pelo então prefeito Jaime Lerner para dar forma a este novo conceito de equipamento urbano, Abrão levou em conta a agilidade no embarque e no desembarque dos passageiros.
RENOVAÇÃO DO TUBO
Há pouco tempo, financiado pelo Banco Mundial, Abrão apresentou um novo projeto para a renovação das estações tubo. O projeto conceitual já está nas mãos da Prefeitura. Além de privilegiar a otimização das estações dando mais eficiência para embarque e desembarque ele vai facilitar a manutenção das quase 380 unidades que existem na cidade.
DESVIRTUAMENTO
A maior preocupação do seu criador é que não se desvirtue o conceito original do projeto, isto é: manter com sustentabilidade o que ele tem de bom agregando ao novo design mais praticidade e uso das novas ferramentas da informática.
SEDE DA PETROBRAS
Assad tem muitos projetos em seu currículo, dentre eles o edifício sede da Petrobras – Rio de Janeiro, de 1970; o Teatro Paiol em Curitiba, 1971, a rua das Flores, também em Curitiba, datado de 1972 e a própria estação de passageiros, em 1989. Ele ainda representou o Brasil na IV Bienal de Paris, em 1969, e na 9ª Bienal de Veneza, em 2004.


