
Prezado jornalista
Em relação à notícia “Denúncia: Prefeitura recomenda a diabéticos reutilizar agulhas”, publicada no dia 1 de junho, por este blog, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba esclarece que segue as orientações e recomendações do Ministério da Saúde. A secretaria sugere que quaisquer questionamentos sobre os protocolos sejam direcionados diretamente ao Ministério da Saúde.
A orientação do Ministério da Saúde pode ser verificada no Caderno de Atenção Básica nº 16 – 2006 (Portaria 2583 de 10 de Outubro de 2007).
Esta orientação está disponível em versões impressa e eletrônica no endereço:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus_cab16.pdf
Recentemente, inclusive, uma liminar que questionava a recomendação do Ministério da Saúde foi derrubada, permanecendo o entendimento da justiça favorável à orientação do Ministério da Saúde.
Em relação ao tamanho, 8 mm atende à padronização da Secretaria. Não existe qualquer recomendação técnica de que não pode ser de 8mm.
THEMYS CABRAL, assessora de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, Curitiba
