
A temperatura na mínima de 3° e máxima de 16° esfriou, literalmente, os ânimos dos manifestantes pró-Lula, no bairro Santa Cândida, neste domingo (20) em Curitiba. Os 40 “heróis” que ainda dormiam em barracas estão prestes a ser alojados na região em local e endereço ignorado. O grito de “bom dia, presidente” ecoado nas caixas de som do terreno alugado próximo à superintendência da PF, onde Lula completou 40 dias preso, saiu fininho e tiritante.
EM OUTRA FREGUESIA
Há um clima de “Tchau, querido” entre aqueles que, até ontem, divertiam-se em rodas de samba e jogavam uma pelada no asfalto em gols sem goleiro delimitados com chinelos de dedo. Não é só o frio que diminuiu o fervor dos militantes. A Justiça não dá sinais de libertar Lula, ou ao menos transferi-lo para um presídio a fim de que os manifestantes cantem em outra freguesia, antes do início da campanha eleitoral. A notícia no rol das amargas de que o ex-presidente é dono mesmo do sítio em Atibaia, relatado por colaborador premiado, jogou balde de água geladíssima nas pretensões do petista de encenar um fiz que fui, não fui, acabei “fondo” em sua pré-candidatura de pantomima.
CONGELOU
Na semana passada, Lula, irritado, deu bronca pesada em Jaques Wagner por ter insinuado a jornalistas que o PT poderia apoiar Ciro Gomes na campanha presidencial. O ex-governador baiano, que coleciona relógios assim como Sérgio Cabral colecionava joias, congelou, para abusar do trocadilho, as pretensões de ser o vice na chapa do pedetista.
CANCELA O FRIGOBAR
Em tempo: a piada que corre é que Lula mandou cessar a demanda insistente de seus advogados por um frigobar em sua suíte-prisão. Com a militância espantada pelo frio que bate em Curitiba não é hora mesmo de pensar em uma gelada. Água gelada, gente.
