domingo, 15 dezembro, 2024
HomeAgenda Cultural“Dance Esperança – A vida em movimento” chega à 3ª edição

“Dance Esperança – A vida em movimento” chega à 3ª edição

De acordo com o Ministério da Saúde, no primeiro semestre deste ano, 14.352 transplantes foram realizados no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número é maior que o registrado no mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 13.900 procedimentos. Mesmo assim, mais de 43 mil brasileiros estão na lista de espera por um transplante: de cada 14 pessoas que manifestam interesse em doar órgãos no país, apenas quatro efetuam a doação. Segundo o MS, um dos principais obstáculos é a recusa familiar.

Os dados evidenciam a necessidade de campanhas e ações frequentes pela conscientização sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Esse é o objetivo do espetáculo “Dance Esperança – A vida em movimento”, que chega à terceira edição no dia 19 de dezembro, às 20h30, com apresentação no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel. A campanha é uma parceria entre a escola de dança Dance Show e a Associação dos Amigos do HC, por meio do Programa CEDIVIDA (Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa).

Espetáculo pela Vida

“Este é o terceiro ano da nossa parceria com a escola Dance Show, e o segundo ano em que teremos um grupo de participantes do CEDIVIDA, que reúne pessoas 60+, ensaiando as coreografias para se apresentar no espetáculo. Além de ajudar a conscientizar as pessoas, o público ainda contribui com as ações realizadas pelo programa”, convida Domingos Murta, presidente da Associação dos Amigos do HC.

O espetáculo tem apoio do Sistema Estadual de Transplantes (SET-PR), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Paraná, responsável pelo gerenciamento da doação de órgãos no Estado.

“Teremos 100 bailarinos, entre alunos e professores. É um espetáculo bem variado, que promete encantar o público com coreografias de jazz, ballet, hip hop, danças de salão (samba, forró, tango, sertanejo, zouk e bachata), dança do ventre e dança contemporânea”, descreve a professora Regina Monticelli, coreógrafa e bailarina, proprietária da Dance Show.

O valor do ingresso antecipado custa R$50,00 (meia-entrada) e pode ser adquirido pelo WhatsApp (41) 99106-9666.

Como ser um doador de órgãos

Após o diagnóstico de morte encefálica a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos e tecidos. Atualmente, a retirada de órgãos só pode ser realizada após a autorização familiar. Não é necessário qualquer registro sobre a intenção em cartórios, nem informar em documentos o desejo de doar, mas a família precisa saber sobre o interesse em se tornar um doador após a morte para que o processo seja efetivado.

 Serviço:

“Dance Esperança – A Vida em Movimento – 3ª edição”

  • Data: 19 de dezembro (quinta-feira)
  • Horário: 20h30
  • Local: Teatro Fernanda Montenegro
  • Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 517 (Shopping Novo Batel)
  • Ingresso antecipado: R$ 50,00 (pelo WhatsApp 41 99106-9666)
Leia Também

Leia Também