Assessoria – A black friday chega com força total à RICtv Record, num projeto comercial inédito na TV aberta do Paraná. O Grupo Ric realiza neste ano a RIC Friday, para ser a maior vitrine das ofertas da temporada 2023, em que se prevê um crescimento de 23% na intenção de compra dos consumidores, em relação ao ano passado, segundo pesquisa da MField. Quatro programas ao vivo de liveshop vão invadir os horários de maior audiência da programação, juntando entretenimento, humor e muito preço bom. O primeiro programa especial vai ao ar neste sábado, no horário do Balanço Geral, ao meio-dia.
Na próxima semana, serão mais três liveshops: quinta-feira, 23, no horário do Cidade Alerta, às 18h; na sexta, 24, no horário do Ric Notícias Live, às 14h20; e no sábado, 25, também no horário do BG. Os programas serão comandados pelos apresentadores Cecília Comel e Colemar Júnior – especialistas em programas de entretenimento, com passagem marcante pelo extinto programa “A Hora da Venenosa” e realities do Grupo Ric, como Domando Fogo e Você é o Chef.
As ofertas serão apresentadas aos consumidores em quadros especiais, seguindo o estilo de cada programa. E mais: as ações serão customizadas para adaptações focadas na ação comercial. Haverá chamadas para repórter na rua, visitando a loja do patrocinador para conversar com vendedores, mostrar os produtos, suas vantagens e usabilidade. Também haverá ações de merchandising, conteúdo com entretenimento para trazer atributos da marca de forma descontraída. Também serão feitas chamadas na programação, convidando a audiência a participar dos programas da RIC Friday, e campanhas nas redes sociais, como reels com links para os sites dos anunciantes, entre outros formatos de vendas.
Todas as ações se somam numa entrega de crossmedia para os anunciantes, engajando as audiências da RICtv, do instagram @rictvpr e do portal ric.com.br. “Desenvolvemos uma estratégia multiplataforma para alavancar as vendas dos nossos anunciantes durante a black friday, de forma a direcionar a enorme audiência do Grupo Ric também para as redes sociais dos clientes, seus canais de whatsapp e sites”, Anderson Souza, Diretor de Multiplataformas de Curitiba.
Os patrocinadores já confirmados para a RIC Friday FAEL, Nissei, Nichelle, Vale Sul, Ligga e Beecon Consórcio.
Principal data para compras
A RIC Friday foi planejada com base em estudos de mercado e do perfil do curitibano que vai às compras neste período do ano. Dados da Live Cake Shop indicam que, em média, são homens e mulheres das classes AB, entre 25 e 34 anos de idade. Solteiros, cursando ou já formados em curso superior. Eles vêm de famílias com renda mensal entre R$ 4,5 mil e R$ 9 mil. Cerca de 33% dos consumidores pertencem à classe de renda C. Os dados também mostram que os mais jovens são os mais interessados na black friday.
Para os Millenials – nascidos na década de 1980 até a primeira metade dos anos 1990 -, a back friday é a data do ano com o maior gasto, seguida do dia dos namorados. Já para a geração Z – dos nascidos entre 1995 e 2010 -, a Black Friday aparece como a segunda data do ano com maior gasto (34%), perdendo apenas para o Carnaval (35%).
Os shoppers destas gerações estão sempre procurando por ofertas e descontos, pagam mais caro por produtos de boa qualidade e costumam fazer compras online. São também um público sensível aos anúncios em TV aberta e rádio, que acabam impulsionando o comércio remoto.