terça-feira, 10 dezembro, 2024
HomeMemorialPara Masimo, Ocidente estaria repetindo erro

Para Masimo, Ocidente estaria repetindo erro

Jamil Skandar
Jamil Skandar

Ao dar velado apoio ao grupo Estado Islâmico (EI), nações do Ocidente interessadas em tirar proveito das tensões geopolíticas do Oriente podem estar cometendo o mesmo erro que os Estados Unidos protagonizaram ao armar Bin Laden para combater a invasão soviética no Afeganistão.

Como se sabe, neste caso, o feitiço virou contra o feiticeiro. Foi ali que nasceu a Al Qaeda, facção que, em nome de um falso islamismo, acabou por se virar contra os Estados Unidos.

O ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 foi o seu feito mais trágico.

2 – UM NOVO MONSTRO EM GESTAÇÃO

Masimo Della Giustina
Masimo Della Giustina

Não está fora das cogitações do professor Masimo Della Giustina, da PUCPR, que, ao proteger o EI para manter o clima beligerante entre os países árabes visando a defender os grandes interesses de suas indústrias bélica e petrolífera, o Ocidente esteja alimentando a criação de um novo e mais poderoso monstro, tão ou mais sanguinário que a Al Qaeda.

Por enquanto, o EI domina o noticiário com ações episódicas (sequestros, decapitações, ataques às regiões curdas…), mas pode não demorar muito o tempo em que Estados Unidos e outros países ditos cristãos e democráticos sofrerão consequências ainda piores do que o recente e traumático atentado ao Chalie Hebdo.

3 – DEPOIMENTO COM ISKANDAR

Masimo Della Giustina é professor de Economia, fez graduação e doutorado em Economia na London Economic School, e é sempre referência em política internacional. Conhecedor aprofundado de geopolítica, na semana ele estava gravando depoimento – junto com o professor Jamil Iskandar, filósofo e especialista em Islamismo – depoimento para emissoras internacionais de TV. O tema, naturalmente, geopolítica mundial.

Leia Também

Leia Também