
Joel Malucelli parece não estar disposto a ser visto apenas como o grande empreendedor, o fundador e controlador do terceiro maior grupo empresarial do Paraná, com faturamentos de R$ bilhões e obras em todo o Brasil. Uma dessas obras, por exemplo, a Usina de Belo Monte.
Claro que a Joel deve se alegrar com o enorme sucesso empresarial que é, um autêntico “tycoon”. Mas já antes de sua eleição como suplente de senador (de Álvaro Dias) ele se envolvia em militância partidária e influenciava em eleições.
Agora passa a atuar com muita visibilidade: no dia 15 deste mês, mal o secretário estadual de Planejamento, Silvio Barros, tomou posse no cargo, Joel entregou-lhe um substantivo documento de reivindicações de obras e ações de grande porte, “na condição de cidadão paranaense, empresário, Cidadão Honorário de Guaratuba e senador da República”.
CONTORNO E REFINARIA
O que pede Malucelli? Ele entregou a Silvio Barros ofício com suas reivindicações (com cópia para o governador) dividido em 5 itens (pedindo sejam incluídas no Plano de Ação de Desenvolvimento do Paraná):
a) implantação de um contorno no município de Matinho (Caiobá), com extensão de aproximada de 5 km;
b) implantação de uma rodovia de acesso entre Porto Ponta do Felix, em Antonina, à BR-277, numa extensão de 9 Km;
c) implantação de uma ponte sobre a Baia de Guaratuba, interligando Caiobá a Guaratuba, extensão de, aproximadamente, 900 metros;
d) elaboração de estudos para a implantação de um Granoduto, interligando a Refinaria Repar, em Araucária, ao Porto de Paranaguá, com possível aproveitamento gravitacional e cujo direcionamento coincidiria com o atual Oleoduto.
e) O quinto ponto das reivindicações de Joel Malucelli pede a criação do programa “Paraná 30 anos”, “que consiste no desenvolvimento de uma “Fábrica de Projeto” subordinada a essa Secretaria de Estado em parceria com as nossas universidades estaduais.”