domingo, 28 junho, 2026
HomeMemorialGOVERNO PARANÁ: SAMU VAI ATENDER MAIS DE 200 MIL HABITANTES DA RMC

GOVERNO PARANÁ: SAMU VAI ATENDER MAIS DE 200 MIL HABITANTES DA RMC

A governadora Cida Borghetti inaugurou nesta segunda-feira (18) uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. O novo espaço vai atender cerca de 208 mil habitantes que até então não eram contemplados pelo serviço.

AEN-PR (18/06/2018)

Governadora Cida Borghetti e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, inauguram novo SAMU em Almirante Tamandaré. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)
Governadora Cida Borghetti e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, inauguram novo SAMU em Almirante Tamandaré. (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Os municípios de Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Adrianópolis, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná já passam a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano. A governadora Cida Borghetti inaugurou nesta segunda-feira (18) uma nova base, localizada em Almirante Tamandaré. O novo espaço vai atender cerca de 208 mil habitantes que até então não eram contemplados pelo serviço.

Para a governadora, a nova sede vai ajudar a salvar vidas. “É um serviço que vai possibilitar o atendimento ágil de urgência e emergência, levando mais rapidamente as pessoas que necessitam de apoio às unidades hospitalares mais próximas, para que possam receber um diagnóstico mais assertivo e preciso”, disse ela.

NOVO REPASSE PARA US

Na mesma solenidade, que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, Cida também autorizou o repasse de R$ 600 mil para a construção de mais uma unidade de saúde em Almirante Tamandaré e o pagamento de R$ 120 mil referentes à construção de uma segunda unidade, anunciada na semana passada no Palácio Iguaçu.

Além disso, ela também confirmou o repasse de mais R$ 200 mil para a compra de um aparelho de raio-X. “Ações que ajudam a descentralizar ainda mais a saúde”, disse ela, lembrando que, em 70 dias à frente do governo, ela já liberou mais de R$ 3 bilhões para os municípios do Estado por meio de convênios e autorizações de licitações.

SAMU

Com a inclusão dos sete municípios, 27 das 29 cidades da RMC passaram a contar com o serviço do Samu. “Hoje, cerca de 3,4 milhões de pessoas, que representam 98% de toda a região metropolitana, têm cobertura do Samu”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Nardi.

Ele afirmou que Quatro Barras e Campina Grande do Sul, os dois únicos municípios que não fazem parte do Samu, já sinalizaram que têm a intenção de participar do serviço. “Não podemos deixar uma cidade do Estado sem assistência na área da saúde”, disse o secretário.

Leia Também

Leia Também