quinta-feira, 17 abril, 2025
HomeMemorialExposição sobre urbanismo de Lerner vai até março no MON

Exposição sobre urbanismo de Lerner vai até março no MON

Jaime LernerO Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou na última quinta-feira (11) a exposição “Das vozes da cidade”, sobre os 50 anos de carreira do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba (1971-74/1979-82/1989-93) e ex-governador do Paraná (1995-2003), ilustre personagem do Vozes do Paraná 2.

A mostra traz um panorama da carreira de Lerner, que projetou Curitiba como referência internacional e se tornou um dos nomes mais conhecidos e respeitados da arquitetura e urbanismo na década 1970, quando o arquiteto foi pela primeira vez prefeito da capital paranaense.

Com curadoria de Valéria Bechara, a exposição traz desenhos, fotos, vídeos, depoimentos, croquis e maquetes. “A obra é o trajeto, da inspiração à ideia, um rastilho que inspira. Não uma utopia, posto que o ideal é dissociado de lugar ou possibilidade, enquanto que o que ele inspira é a ideia de um sonho possível”, pontua a curadora.

O MON não foi escolhido à toa para receber a mostra: o projeto do edifício do museu foi executado quando Jaime Lerner era governador, em seu segundo mandato. Inaugurado em 2002 como Novo Museu, o espaço já se tornou referência em arte e cultura no Brasil e no mundo.

Na ocasião da abertura da mostra, Jaime Lerner lançou seu livro de crônicas “Quem cria, nasce todo dia”, publicado pela Travessa dos Editores, com mais de 80 textos que passam pelas lembranças da infância, primeiros trabalhos, viagens pelo mundo, vida em família, política, etc.

A mostra fica em cartaz na sala 6 do MON até 15 de março de 2015, com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, e entradas a R$ 3 e R$ 6. Além de Curitiba, “Das vozes da cidade” deve percorrer ainda outras cidades.

Leia Também

Leia Também