2024 não tem sido um ano fácil quando se trata de doenças respiratórias. De acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz, internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceram junto com aumento de casos de influenza A e B, e do vírus sincicial respiratório. Em 19 capitais, incluindo Curitiba, também houve aumento de casos de Covid-19. As doenças respiratórias são favorecidas por ambientes fechados mal ventilados e pela proliferação de ácaros e outros microrganismos.
Cidades amenas no outono e frias no inverno são marcadas pelo uso constante de cobertas para dormir, em especial edredons. E em cidades onde as temperaturas frequentemente oscilam, é comum vermos pessoas dormindo com edredom praticamente o ano todo. E você? Tem higienizado da forma correta o seu edredom?
O uso contínuo de cobertores e edredons, bem como guardá-los de forma inadequada, pode contribuir para o acúmulo de ácaros, poeira e manchas. Seja na sua casa ou em lavanderia profissional, é preciso cuidado na hora de levar edredons para lavagem. “Muitas lavanderias terceirizam a lavagem de edredons para lavanderias industriais que, com máquinas de até 150 quilos, lavam cerca de 30 edredons juntos. Com isso, além de misturarem peças de mais de um cliente, as sujeiras humanas e até mesmo de animais são misturadas de forma indiscriminada, prejudicando o controle de qualidade”, alerta Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura.
“Nosso cliente nos confia o seu edredom para que seja lavado e secado de forma higiênica. Fazemos isso de forma exclusiva na Lavoutique: com nossas máquinas próprias, lavamos no máximo três edredons juntos, sempre respeitando o grau de sujidade e mancha. Peças com maior sujidade ou manchas são lavadas sozinhas”, reforça.
Quando a lavanderia terceiriza o processo de lavagem de edredons, segundo Birgit, fica impossível acompanhar adequadamente a qualidade da limpeza e secagem da peça. “No fim das contas, a reclamação do cliente acaba sendo o ‘controle de qualidade’, porque quando esse serviço é terceirizado, o edredom retorna para a lavanderia de origem já embalado e é inviável que a lavanderia abra edredom por edredom para ver se está tudo certo, antes de entregar ao cliente. Na Lavoutique, quando colocamos o edredom na máquina, já sabemos se tem manchas, o que é detectado durante a pré-lavagem. Então, quando tiramos a peça da máquina após a lavagem, conferimos o local onde estava manchado antes de colocar na secadora. Quando necessário, refazemos o processo e assim conseguimos entregar ao nosso cliente uma lavagem exclusiva, como se cada edredom fosse único”, pontua.
Para o cuidado de manutenção com edredons, a dica é avaliar conforme o uso. “Se a pessoa usa todo dia, vale a mesma lógica das roupas de cama, que troca e lava toda semana. Mas, se ela usa menos, o edredom acaba ficando mais tempo limpo. E no verão, quando o edredom costuma ficar sem uso, o ideal é manter ele guardado após a lavagem, para se manter limpo”, finaliza.
Serviço:
Lavoutique Lavanderia & Costura
Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Horário de atendimento: Seg. a Sáb, das 9h às 20h
Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600