
Da assessoria do deputado estadual Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania: A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Curitiba estaria orientando os diabéticos que recorrem a seus postos, a reutilizar agulhas e seringas descartáveis disponibilizadas nos postos de saúde de Curitiba para o controle da diabetes.
ORIENTAÇÃO ERRADA
O noticiário diz ainda:
“Segundo as informações repassadas ao parlamentar pelo diabético, Luís Cesar Prosdócimo, os pacientes que necessitam dos materiais para o controle da diabetes estão sendo orientados a reutilizar as agulhas e seringas, além de estarem recebendo agulhas de 8mm e não de 6mm que são as mais recomendadas.
RISCO É GRANDE
De acordo com os médicos a reutilização de agulhas e seringas coloca em risco a saúde dos pacientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez. Mas segundo a denúncia, a Secretaria Municipal de Saúde desconsidera essa norma — e orienta os diabéticos a utilizarem a mesma agulha até oito vezes.
BLOQUEIO DE FLUXO
De acordo com especialistas, reaproveitadas, as agulhas perdem a fiação e sofrem alterações, com risco de quebra e bloqueio do fluxo, por causa da cristalização da insulina. Outro problema que pode ocorrer por causa do manejo inadequado das agulhas é a lipo-hipertrofia, um acúmulo de gordura na pele. Quando aplicada nas regiões com esses “caroços de gordura”, a insulina demora mais para ser absorvida.
“NÃO VAMOS PARAR…”
Segundo o deputado Ney Leprevost “a denúncia é grave. A distribuição, tanto da medicação como das seringas e agulhas, é de responsabilidade do município, já que a Prefeitura de Curitiba recebe recursos federais e estaduais, além de dispor de recursos próprios, para investir na saúde.
Não iremos nos cansar de cobrar providências da Prefeitura.”, afirmou Ney Leprevost”, disse.
