A estatueta que vai coroar os premiados na quarta edição da premiação é assinada pela agência de design e branding CBA B+G em parceria com o Cazoolo, lab de design de embalagens para economia circular. As empresas se uniram em um modelo colaborativo de curadoria e produção, e buscaram transmitir a mensagem do design coletivo e inteligente por meio da peça.
Criado em 2021 pelo premiado escritório Furf Design Studio, o Troféu Curupira é customizado por um novo criativo a cada edição do DFBW Award. Neste ano, a CBA B+G e o Cazoolo criaram uma versão com formas inspiradas no diagrama de Voronoi para simbolizar a interconexão entre o mundo natural e as inovações tecnológicas através do design.
“O Troféu Curupira deste ano une impacto visual e sustentabilidade. Ele foi criado por meio das melhores escolhas de design para garantir o menor impacto possível ao meio ambiente, transmitindo a mensagem do design inteligente para um mundo melhor”, diz Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design.
Sustentabilidade
Buscando a produção eficiente e sustentável, as estatuetas foram feitas por meio de impressão 3D, garantindo a logística eficiente, redução de matéria-prima e mínima perda de materiais. As impressões foram feitas pelo Cazoolo, com materiais da 3DCRIAR. A equipe contou ainda com o apoio da Zaya — software de cálculo de impacto ambiental para empresas — para validar a solução ideal por meio de análises de ciclo de vida (ACVs).
A caixa que recebe os troféus foi criada em colaboração com a Antilhas. Feita em kraft reciclado, a embalagem não tem pontos de cola e recebeu impressão em tinta à base d’água, projetada para facilitar o descarte e a reciclagem. A mesma peça, coringa, também será usada para envios a distância.
“Um dos pilares do projeto foi o Design for Environment (DfE), uma abordagem que busca reduzir o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida, buscando eficiência energética e de processos, evitando desperdícios na produção e facilitando a desmontagem para a reciclagem”, explica Fabio Sant’Ana, especialista em desenvolvimento de mercado e novos negócios no Cazoolo.
Reverência aos povos originários
Como o nome sugere, o troféu tem como maior inspiração a entidade protetora das florestas, vinda do folclore indígena tupiniquim: o curupira. A referência é um lembrete para reconhecer sabedorias ancestrais para desenhar um mundo melhor. Neste ano, a Hunim — hub de Negócios de Impacto na Amazônia — foi convidada a colaborar com o projeto.
“Buscamos uma conexão com a cosmologia e os artistas indígenas para encontrar um elemento estético e ritualístico que marcasse a estatueta Curupira. Os inúmeros contatos e as trocas enriqueceram e valorizaram o resultado final do projeto”, revela Luís Bartolomei.
A história do Povo Araras de Rondônia, com suas pinturas tribais, e a lenda do curupira e seus cabelos vermelhos inspiraram o “toque do urucum” sobre as estatuetas brancas, como telas para a expressão máxima de uma intervenção mínima.
Design for a Better World 2024
As inscrições para o Design for a Better World Award 2024 estão abertas até o dia 8 de setembro de 2024 pelo site do DFBW Award. É possível inscrever projetos em quatro categorias: arquitetura e cidades; conceito; design de produtos, serviços e embalagens; e design gráfico, digital, UX, UI e comunicação.
O regulamento traz todas as informações sobre as condições de participação, cronograma e critérios de seleção, além de detalhes sobre cada categoria e demais assuntos relevantes aos participantes. A cerimônia de premiação, que contará com a entrega do Troféu Curupira, será realizada em Curitiba no dia 28 de novembro de 2024.