sábado, 14 setembro, 2024
HomeMemorialComo ser bispo? Dom Ricardo Hoepers ouve o Vaticano

Como ser bispo? Dom Ricardo Hoepers ouve o Vaticano

Dom Ricardo Hoepers: de novo, aluno
Dom Ricardo Hoepers: de novo, aluno

Nesses dias quando proliferam líderes religiosos de diversas denominações cristãs intitulados bispos (que quer dizer superintendente, em boa exegese bíblica), a coluna registra: dom Ricardo Hoepers, ex-pároco de São Francisco de Paula e de Santo Agostinho – além de ter sido diretor do Studium Theologicum, de Curitiba – está desde dia 9 em Roma, com uma missão bem definida: participa de curso que a Congregação dos Bispos (órgão do Vaticano) destinado ao aperfeiçoamento dos novos bispos católicos do mundo todo. São pelos menos 2 centenas de novos membros do episcopado, eleitos recentemente.

São 20 os bispos brasileiros no encontro. Ficarão mais 15 dias em Roma, estima-se.

DE NOVO, ALUNO

Dom Ricardo, bispo diocesano da cidade de Rio Grande, RS, ficará, como os demais participantes, na qualidade “aluno” de personalidades como o cardeal dom João de Aviz, que estudou em Curitiba e aqui fez a maior parte de sua vida estudantil, desde o seminário Menor.

De Roma, onde conseguiu anos atrás o título de Doutor em Moral, Ricardo voltará com novos conhecimentos e sugestões para atuar numa sociedade em “ebulição”.

Receberá, como os demais bispos, um exemplar da cartilha “Como Ser Bispo”.

O curso do Vaticano ampliou conhecimentos que dom Ricardo havia recolhido em Brasília, em agosto, sobre o mesmo tema, e sob o patrocínio da CNBB: como ser bispo católico no século 21.

Leia Também

Leia Também