Modelo pioneiro no País envolve governo, farmácias e indústrias. Acordo assinado entre as partes prevê a realização de campanhas e instalação de pontos de coleta dos medicamentos. “Paraná está vanguarda e modernização dos serviços públicos”, disse a governadora.
AEN-PR (06/06/2018)

A governadora Cida Borghetti lançou nesta quarta-feira (06), no Palácio Iguaçu, o Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos. O Paraná é pioneiro neste modelo de destinação de medicamentos que engloba a atuação dos setores farmacêutico, da indústria e do governo.
“Essa é uma tendência mundial e o Paraná inova mais uma vez com ações efetivas, dando bons exemplos. Isso mostra que estamos na vanguarda, no caminho certo para a modernização dos serviços públicos e melhor atendimento da população”, afirmou a governadora.
Com a adoção do programa, a Secretaria de Estado da Saúde assinou com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sindusfarma) e Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Paraná (Sindifarma) carta de intenções para a realização de campanhas anuais de destinação correta de medicamentos e instalação de pontos de coleta. É a primeira ação do programa.
RISCOS
A destinação incorreta de medicamentos é um risco à saúde pública, alertou o diretor estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana “O descarte incorreto faz com que esses componentes químicos voltem à população por meio da água e dos alimentos, causando problemas à saúde. Além disso, medicamentos vencidos, por exemplo, podem causar intoxicação. É um risco principalmente para crianças e idosos”.
MEIO AMBIENTE
Além da saúde humana, o descarte incorreto também tem impacto ambiental, explicou o secretário do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti. “O descarte inadequado em vasos sanitários, lixo comum, pia, esgoto e queima a céu aberto afeta o ciclo do meio ambiente.
“Estamos contaminado, principalmente, o lençol freático, aumentando o custo no tratamento de água e disponibilizando uma água contaminada aos animais. A destinação de qualquer tipo de lixo tem que ser correta e a população é fundamental nesse processo”, afirmou Bonetti.
