terça-feira, 14 janeiro, 2025
HomeMemorialA Londrina de Piana

A Londrina de Piana

Nilson Monteiro discursa, em nome do governador Beto Richa, saudando Darci Piana, cidadão honorário de Londrina. (Foto: Devair Parra)
Nilson Monteiro discursa, em nome do governador Beto Richa, saudando Darci Piana, cidadão honorário de Londrina. (Foto: Devair Parra)

“Darci Piana tem todas as características de certos gaúchos especialistas em estabelecer sociais, a criar empatia com o próximo”, foi expressão que colhi do vereador londrinense Padre Roque, autor do projeto de lei que concedeu o título de Cidadão Honorário de Londrina ao presidente da FECOMERCIOPR, Darci Piana.

E ao ouvir, na tarde do dia 10, segunda-feira, o discurso de improviso do dirigente da Federação do Comércio do Paraná, na sessão solene com que a Câmara de Londrina o homenageou, a expressão de padre Roque caiu à perfeição.

A LONDRINA DE PIANA (2)

O Piana, gaúcho desde mocinho radicado no Paraná, homem de origem italiana, deu um depoimento emotivo e com pitadas históricas. Ao agradecer pela cidadania, falou de tempos pioneiros, como aqueles dos anos 1960-70, em que ele, como vendedor de produtos automotivos, envolveu-se numa ampla conquista de clientes, amigos e mercado em Londrina. Tempos, recordou, quando chegava com uma das suas peças principais, – da marca Bosch –, que teria de enfrentar, especialmente entre comerciantes de origem nissei, resistências.

“Eram tempos do Hotel Monções, onde boa parte dos vendedores se hospedava”. E dali, lembrou, foram sendo estabelecidos laços de amizade que consolidou na cidade, muitos dos quais permanecem até hoje.

Piana passeou pela paisagem da cidade de então, recordando seus marcos, como o Cine Ouro Verde, e espaços de ruas centrais, como a Sergipe, onde se localiza o Cadeião Cultural.

Nesses mergulhos no tempo, depois, em conversa com amigos da cidade, recordou, ‘en passant’, até dos obrigatórios filmes japoneses, sem legenda em português, que eram apresentados em cinemas locais.

Entrada do Cadeião Cultural. (Foto: Ivo Lima)
Entrada do Cadeião Cultural. (Foto: Ivo Lima)

A LONDRINA DE PIANA (3)

O jornalista Nilson Monteiro, representando o governador Beto Richa, saudou o novo cidadão honorário de Londrina, Darci Piana, presidente do Sistema Fecomercio, no último dia 10, em sessão da Câmara Municipal de Londrina.

“A cor encarnada da bandeira de Londrina agora te pertence. Ela envolve os cidadãos de forma eterna. Como você é um imortal da Academia Paranaense de Letras tem compromisso com esta bandeira para sempre.”

A LONDRINA DE PIANA (4)

E mais disse Nilson, falando em nome do governador Beto Richa:

“A cidadania te cai bem, porque, além da revitalização da deteriorada cadeia da cidade, transformando-a – em parceria com o Governo do Paraná – em um Centro Cultural maravilhoso, você traz para Londrina a construção do Sesc/Senac Zona Norte, que beneficiará, com cursos técnicos/profissionalizantes, a 2,2 mil alunos por dia, em uma área construída de 6,8 mil metros quadrados, com um investimento de R$ 30 milhões. Londrina agradece ao seu mais novo cidadão pé-vermelho.

Parabéns!”.

Leia Também

Leia Também