sexta-feira, 29 agosto, 2025
HomeMemorialUm baile para contar história, no Convento São José!

Um baile para contar história, no Convento São José!

untitled-1Os Gaiteiros de Lume animarão o “Baile Celta”, que será realizado no dia 5 de novembro, sábado, das 14:30 às 19 horas, no Convento São José, na Avenida São José, 199, no Cristo Rei. Junto a esta animação, haverá danças circulares ambientadas com motivos celtas.

Os interessados podem inscrever-se pelos telefones (41) 9643-8353 e 9116-0587. Pagarão R$ 30 e devem levar um lanche para ser compartilhado.

OUTROS TEMPOS

O baile, num dos mais tradicionais pontos de referência da vida cultural, educacional e religiosa de Curitiba – o Convento São José, no bairro do Cajuru -, matriz do não menos tradicional Colégio Cajuru (Nossa Senhora de Lourdes), seria inconcebível até poucos anos atrás.

Hoje, o velho prédio não mais tem as marcas monásticas inauguradas no começo do século 20, quando as irmãs de São José de Chamberry, vindas da França, chegaram a Curitiba e começaram uma enorme obra educacional e assistencial. As freiras foram vitais na Santa Casa, no Lar dos Meninos São Luiz, no Colégio São José e em obras no interior, como as que a congregação fez na cidade da Lapa.

200 FREIRAS

O espaço do convento chegou a abrigar cerca de 200 freiras. Hoje elas vivem, na maioria das restantes da congregação (em franco decréscimo de membros) num prédio moderno, parte do imenso complexo que as religiosas possuem no Cajuru.

CONTADOR DE HISTÓRIAS

Voltando ao Baile Celta: A programação arrecadará recursos a serem doados a Casa do Contador de Histórias, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que tem um trabalho mágico realizado por 40 voluntários junto a dez instituições que atendem pessoas em risco social, como crianças em abrigos ou escolas especiais, idosos em asilos e pacientes psiquiátricos ou HIV sintomáticos, envolvendo a todos no clima lúdico e fantasioso das histórias.

CONECTAR SONHOS

A missão da Casa é resgatar o ato milenar de contar histórias para ajudar as pessoas a se conectarem a seus sonhos e ao amor pela vida, despertando a consciência dos valores universais para a construção de um mundo melhor.

Leia Também

Leia Também