quinta-feira, 11 setembro, 2025
HomeMemorialCampanha global alerta para o uso indiscriminado de antimicrobianos

Campanha global alerta para o uso indiscriminado de antimicrobianos

Vidro Antibactéria: Vidro alinha estilo e eficiência em hospitais. |  Associação Nacional de Vidraçarias

Assessoria

A crescente ameaça de resistência aos antibióticos já se tornou um problema de saúde pública mundial. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050, a resistência aos antibióticos pode matar 10 milhões de pessoas por ano. Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças revelam que 35 mil pessoas morreram por ano na Europa, entre 2016 e 2020, em função de infecções motivadas por resistência a medicamentos antimicrobianos.

Os casos de bactérias resistentes ocorrem, principalmente, pelo uso indevido e excessivo de antibióticos humanos e animais. Assim, intervenções destinadas a otimizar o uso de antibióticos são uma das ações-chave do Plano de Ação Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a resistência a antibióticos.

Durante a Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antimicrobianos (WAAW), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove o evento “Resistência antimicrobiana – O futuro dos antibióticos depende de todos nós”, que vai contar com palestrantes especialistas na temática, renomados nacional e internacionalmente.

O evento, gratuito e aberto ao público, com transmissão online, acontece no dia 18 de novembro de 2022 (sexta-feira), a partir das 19h, no Teatro TUCA – Rua Imaculada Conceição, n. 1155 (Prado Velho – Curitiba).

PROGRAMAÇÃO

  • 19h30: Palestra “Saúde Única: Resistência antimicrobiana em uma perspectiva global”, com a doutora Fernanda C. Lessa. Sobre a palestrante: médica infectologista especialista em prevenção e controle de infecção em ambientes de saúde e atual chefe do Programa Internacional de Controle de Infecção do CDC.
  • 19h50: Apresentação “25 anos da Especialização em Bacteriologia da PUCPR”. Com o doutor Marcelo Pillonetto, farmacêutico, professor de microbiologia e coordenador do curso de especialização de Bacteriologia Clínica da PUCPR, atual coordenador do Comitê Geral do Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BrCAST) e microbiologista do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR).
  • 20h40: Palestra “Prescrição de antimicrobianos em pacientes com Covid-19”, com o doutor Clóvis Arns da Cunha. Sobre o palestrante: médico infectologista e professor de infectologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • 20h55: Palestra “Visão do farmacêutico clínico”, com a doutora Marinei Ricieri. Sobre a palestrante: farmacêutica clínica do Hospital Pequeno Príncipe (HPP) e sócia-fundadora da Esperantum Saúde.
  • 21h10: Palestra “Avanço da resistência antimicrobiana durante a pandemia de Covid-19”, com a doutora Ana Paula Assef. Sobre a palestrante: coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (LAPIH/IOC/Fiocruz) e investigadora principal do projeto “Fortalecimento do sistema de vigilância brasileiro à resistência antimicrobiana”.
  • 21h40: Palestra: “BrCAST: Quatro anos da trajetória no Brasil”, com o doutor Jorge Luiz Mello Sampaio. Sobre o palestrante: médico e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e assessor médico do grupo Fleury Medicina e Saúde.
  • Inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/evento/resistencia-antimicrobiana-o-futuro-dos-antibioticos-depende-de-todos-nos/1780059
Leia Também

Leia Também