segunda-feira, 15 setembro, 2025
HomeMemorialDepois de oito anos, Paraná volta a ter Lei Seca durante as...

Depois de oito anos, Paraná volta a ter Lei Seca durante as eleições

Foto: Agencia Brasil

Nosso Dia

Depois de oito anos, o Paraná voltará a ter Lei Seca durante as eleições A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (27) pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita. A medida vai valer para o período eleitoral, das 8 às 18h de domingo (2), quando serão proibidos o consumo e a venda de bebidas alcoólicas. A última medida semelhante no estado foi tomada nas eleições de 2014.

“É uma medida preventiva, que poderia ser prolongada, mas que está sendo tomada de forma cautelosa. É uma medida somente no dia da eleição e no período, então acredito que não haverá impacto nos bares e também na hora da comemoração. Isso será somente no período da eleição e é uma medida de bom censo, dentro de um limite de bom censo”, disse.

O Portal Nosso Dia informou que os empresários de bares e restaurantes encaminharam um pedido ao órgão estadual contra a Lei Seca, temendo um retorno da imposição de consumo e venda de bebidas.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, existem outras formas para evitar que aconteça perturbação do processo eleitoral.

“Nosso posicionamento é clássico aqui no Paraná e reivindicamos o fim da lei seca no Paraná. É uma medida retrógada, quando não se tinha uma legislação mais rígida de controle da violência. Essa prática foi abolida pelos estados brasileiros, com poucas exceções”, disse Aguayo.

Apesar do pedido, para este ano o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), decidiu pelo retorno da Lei Seca.

Leia Também

Leia Também