
Assessoria
O deputado Ney Leprevost protocolou na Câmara Federal projeto de lei que inclui a vacinação contra a herpes-zóster no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o texto, a imunização deverá ser feita utilizando vacinas com registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fará parte do Programa Nacional de Imunização. O Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantirá acesso gratuito ao imunizante em toda rede pública.
O herpes-zóster, é uma doença infecciosa provocada pelo vírus Varicella-Zoster (Human Herpesvirus-3 – HHV-3).
Em todos os casos a transmissão e contágio se dão quando a pessoa receptora está com o sistema imunológico debilitado. Por isso a doença é mais comum acima dos 50 anos, com estimativas de que uma a cada três pessoas a desenvolva durante a vida.
“No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação. Nossa luta agora é pela inclusão da vacina contra a herpes-zóster no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Ney.
