
Por Ney Leprevost
A ambiciosa antologia The First Lady, que foca na vida íntima de três icônicas primeiras-damas dos Estados Unidos, finalmente estreou na Paramount+. Na trama, Viola Davis, Gillian Anderson e Michelle Pfeiffer estrelam como Michelle Obama, Eleanor Roosevelt e Betty Ford, respectivamente
Muito bem produzida, a série mostra como a força e as fraquezas destas mulheres que viveram em épocas diferentes influenciaram políticas públicas.
PREVENÇÃO
Betty Ford, por exemplo, logo nos primeiros meses após a mudança para a Casa Branca, passou por uma mastectomia e, diferentemente de outras primeiras-damas que preferiam esconder informações sobre sua saúde, decidiu revelar quais procedimentos cirúrgicos havia enfrentado. Resultado: o câncer de mama passou a ser um assunto público e milhares de mulheres procuraram fazer os exames preventivos.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
No Paraná, Lei de minha autoria garante a todas as mulheres, mediante recomendação médica, o direito ao exame radiológico das mamas através da rede pública de saúde. O câncer tem cura e o seu diagnóstico precoce é fundamental para eficácia do tratamento não invasivo.
