
Na última sexta-feira (27), os jornalistas Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Diego Antonelli e Jefferson Luiz Schneider Dittrich lançaram em Irati, na região central do estado, o livro Vindas – Memórias da Imigração – Volume II. O público lotou a Casa da Cultura do município. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Durante o lançamento, os autores explanaram brevemente sobre as características cultuais do Paraná, conhecido como um estado multiétnico e multicultural devido ao grande número de imigrantes que ajudaram na sua formação. O Paraná é, vale ressaltar, um estado caracterizado pela imigração de quase 30 etnias diferentes.
HISTÓRIA SOCIAL
A proposta do livro é justamente resgatar a história social, cultural e econômica do Paraná a partir da história de vida de imigrantes e seus descendentes. O Volume II do livro Vindas conta as histórias de Zofia Brzegow, imigrante polonesa, Haidar Omar, imigrante libanês, Saturnino Hernando, imigrante espanhol, Alice Hoffmann, descendente alemã, Edison Moro Rios, descendente italiano e Pedro Choma Neto, descendente ucraniano
O primeiro volume foi publicado em 2018 e conta a história de sete etnias vindas ao estado. A publicação do segundo volume visa dar continuidade e amplitude nos registros dessas histórias e memórias da formação étnica e cultural do estado do Paraná.
OS PRECURSORES
O livro traz fotografias antigas e atuais, além de ilustrações, retratando os percursos e caminhos das famílias desde que deixaram seus países de origem até chegar ao Paraná. Cada capítulo também é traduzido para o idioma de origem do imigrante. Há ainda, ao longo dos capítulos, QR Codes com audiolivros, medida que garante acessibilidade de leitores com deficiência visual.
O livro foi lançado em março em Ponta Grossa, com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Em junho, será a vez de Curitiba. A obra pode ser adquirida nas livrarias Curitiba, Chain, Arte & Letra e Vertov. Ou pelo Whatsapp da editora: 42 99839 4207.
