quarta-feira, 19 novembro, 2025
HomeMemorialMatrículas no ensino superior voltam a crescer

Matrículas no ensino superior voltam a crescer

Foto: Divulgação/Seed

Depois de dois anos de forte queda no volume de matrículas em cursos de ensino superior presencial devido à pandemia, esse segmento voltou a crescer.

Segundo levantamento realizado pela consultoria Educa Insights com 22 instituições de ensino de várias regiões do país, houve um crescimento de quase 40% no volume de calouros em cursos presenciais neste primeiro semestre, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Entre as cinco universidades listadas na Bolsa de Valores, o crescimento também foi expressivo: Ânima viu o número de novas matrículas aumentar 13%; na Cruzeiro do Sul, a alta foi de 26%; Kroton cresceu 13%; a Ser Educacional avançou 27% e a Yduqs viu o volume de calouros crescer 39%.

Outro ponto interessante é que a base de alunos de graduação presencial também teve alta, mostrando que os grupos conseguiram também controlar a evasão. Entre as listadas, a variação foi de até 7,5% considerando o crescimento orgânico.

Segundo a Educa Insights, o desempenho do primeiro semestre no segmento presencial levou o setor pela primeira vez a níveis próximos do que foi o período pré-pandemia no lado presencial.

Leia Também

Leia Também