quinta-feira, 20 novembro, 2025
HomeMemorialArte contemporânea e site-specificity são temas de roda de conversa

Arte contemporânea e site-specificity são temas de roda de conversa

Ana Rocha

Ana Rocha e Tony Camargo são os convidados da última roda de conversa do projeto Infinitos Campos Gerais, no próximo sábado (28). Inscrições gratuitas

 

Assessoria

O Campo das Artes, espaço multicultural em São Luiz do Purunã, no município de Balsa Nova (PR), recebe neste sábado (28) a terceira e última roda de conversa sobre Arte Contemporânea e os Campos Gerais do Paraná.  Os convidados para o bate-papo, a partir das 14h, são Ana Rocha, diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e o artista Tony Camargo, que irão falar sobre arte contemporânea e site-specificity.

Os encontros fazem parte das diversas atividades gratuitas promovidas, entre maio e junho, pelo projeto Infinitos Campos Gerais, que se encerra com uma exposição dos três artistas residentes Constance Pinheiro, Washington Silvera e Willian Santos.

Para a participação na roda de conversa é necessário fazer a inscrição pelo email infinitoscamposgerais@gmail.com, pois as vagas são limitadas.

Ana Rocha, diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná desde 2019, atua como curadora e produtora desde 2009. Organizou e coordenou exposições, contribuiu para catálogos, e coordenou programas de formação/ residência para artistas e curadores. Entre as suas curadorias destacam-se: a coordenação de três edições do Núcleo de Artes visuais SESI Curitiba (2017-2019), exposição Cada vez mais perto (2018) e Extensões 16xA4 (2014). Conquistou o prêmio Jovens Curadores pelo trabalho na Bienal de Curitiba 2015.

Tony Camargo é formado em Artes Visuais, pela UFPR, e realizou 22 mostras individuais, em instituições importantes nacionais. Dentre as principais participações em mostras coletivas, destacam-se: Panorama da Arte Brasileira, MAM SP, 2005; Geração da Virada, Instituto Tomie Ohtake, 2006; Rumos Visuais, Itaú Cultural e Paço Imperial, São Paulo/Rio de Janeiro, 2006; Minimalist and Conceptual Work by Brazilian Artists, The Drake Public Spaces, Toronto, 2007; L’éloge de Vertige, Maison Européenne de la Photographie, Paris, 2012; Queermuseu, Santander Cultural RS. Entre as premiações estão Rumos Visuais, Itaú Cultural, 2006, Salão Nacional Victor Meireles, 2008, Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, 2012, Prêmio em Reconhecimento à Trajetória SEEC PR, 2020. Tony tem obras em diversos acervos públicos importantes.

O projeto – Criado pela artista Maria Baptista, o projeto tem como base os conceitos de paisagem cultural, que entendem que um lugar pode ser reconhecido por um conjunto de relações e interações entre o natural e o humano; de site­specificity, uma abordagem em que as obras de arte dialogam diretamente com o ambiente, seja o espaço construído, a natureza ou questões históricas, sociais, econômicas e simbólicas do local; e de residências artísticas, quando artistas se dispõem a viver um processo de criação associado a trocas de experiências, inseridos em um território diferente do habitual.

Infinitos Campos Gerais é realizado com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e parceria do Campo das Artes. O Instituto Purunã e a Prefeitura de Balsa Nova também são apoiadores dessa iniciativa.

Tony Camargo

Serviço:

Infinitos Campos Gerais – Roda de Conversa com Ana Rocha e Tony Camargo

Dia: 28/5/2022, a partir das 14h.

Campo das Artes  (Estrada da Lage, 370 – São Luiz do Purunã)

Inscrições: infinitoscamposgerais@gmail.com

Acompanhe nas redes: @infinitoscamposgerais

Leia Também

Leia Também