
Blog do Israel Reinstein – HOJEPR
Os áulicos do governo de Ratinho Junior (PSD) marcaram um “save the date” em suas agendas: 13 de maio. É a data que entra no ar os comerciais do PSDB, com o pré-candidato Cesar Silvestri Filho. A preocupação com a data é por causa do desempenho do ex-prefeito de Guarapuava, que vem ganhando a simpatia por onde passa. O receio é que Silvestri Filho ganhe corpo político e passe dos dois dígitos nas pesquisas eleitorais, roubando voto de Ratinho Junior.
Silvestri Filho tem sido muito bem recebido e, principalmente, muito aplaudido. Silvestri mostra que conhece muito bem da gestão pública, tem ideias e projetos para mostrar e sabe conversar e pensar soluções. Impressionou nas andanças no Interior, no seu encontro na Ocepar e deve ter um bom desempenho em sua reunião na ACP.
Por ser a novidade dessa eleição, ter feito uma gestão consistente em Guarapuava, jovem e bom de papo, Silvestri Filho pode repetir o fenômeno de Rubens Bueno em 2002, quando se tornou o querido de parte da classe média. E isso seria péssimo para o governador Ratinho Junior. Diferente de Roberto Requião (PT), que tem outro nicho eleitoral, Silvestri rouba votos de Ratinho.
Ratinho Junior despontou com pouco mais de 50% de votos e, qualquer crescimento de Silvestri para 10% ou acima desse percentual, já embola o campo.
Por causa disso, os luas pretas, como diria o colunista Fabio Campana, já compraram a pipoca e garantiram os olhares gordos para ver o comercial do PSDB. Vale a pena a Silvestri ter em mão umas arrudas e um pouco de reza, pois a energia será negativa sobre ele, até o dia 30, quando sai o último comercial do PSDB.
