No Fórum Empresarial Metrópole Norte, realizado em Maringá, a governadora Cida Borghetti ressaltou a importância da organização das regiões para o crescimento ordenado do Estado. O encontro debate o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, das áreas metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana.
AEN-PR (15/06/2018)

A governadora Cida Borghetti participou nesta sexta-feira (15), em Maringá, do Fórum Empresarial Metrópole Norte, e ressaltou a importância da organização das regiões para o crescimento ordenado do Estado. “É preciso planejamento e coordenação para um crescimento racional e sustentável. Pensar as cidades é pensar no desenvolvimento”, afirmou a governadora.
O fórum debate o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, que sedia as áreas metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana. A região concentra 2 milhões de habitantes (quase 20% da população paranaense) e representa 15% do PIB estadual.
PLANEJAMENTO
Como deputada, Cida Borghetti foi a autora da lei que criou as regiões metropolitanas do Paraná e regulamentou Maringá e Londrina como polos regionais. Ela defendeu que o planejamento ordenado deve abranger, principalmente, transporte público, habitação, saúde, preservação do ambiente e o desenvolvimento econômico.
Cida lembrou que o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte já está em elaboração e deverá ficar pronto em abril de 2019. Coordenado pela Secretaria do Planejamento, o Plano foi contratado pelo Governo do Estado, por R$ 3,5 milhões, financiados pelo Banco Mundial. O projeto foi lançado em março pelo então governador Beto Richa. “O Governo do Estado tem outros programas e ações com o Banco Mundial. Essa parceria para o projeto de desenvolvimento da região Norte é importantíssima”, disse a governadora.
FERROVIA
No encontro, a governadora também falou sobre o projeto do Trem Pé Vermelho, que liga Maringá, Paiçandu, Londrina e Ibiporã, passando por 13 cidades, com quase 120 quilômetros. Pela projeção, o trem de passageiros atenderia 45 mil pessoas dia de toda a região. “Sou entusiasta desse projeto. Segurança no trânsito, rapidez, o conforto são todas ações importantes agregadas a esse tema, que eu defendo há muitos anos”, disse Cida.
Ela lembrou que já foi publicado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Três empresas manifestaram interesse. “Acho que podemos avançar mais ainda. É demorado, trata-se de um projeto caro e ambicioso, mas que vai trazer desenvolvimento, tornando essa região uma grande metrópole linear, ligando efetivamente as cidades”, disse Cida.
