quinta-feira, 30 janeiro, 2025
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Como as faculdades se preparam para receber a Geração Z?

Assessoria – As universidades atualmente enfrentam o desafio de se adaptar às expectativas da Geração Z. Marcados por uma forte conexão com a tecnologia, esses estudantes buscam por autonomia e equilíbrio entre vida pessoal, acadêmica e profissional.

Com isso em mente, o Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil promove o acolhimento da Geração Z por meio de metodologias inovadoras de ensino, suporte psicopedagógico e uma estrutura acadêmica direcionada à formação integral dos estudantes.

Com essas iniciativas estratégicas, logo ao ingressar, os alunos do UniBrasil passam por um processo de ambientação que apresenta a estrutura e os valores da instituição. Durante essa etapa, eles conhecem a reitoria, coordenações e professores, reforçando a proposta de protagonismo e autonomia.

“Esse acolhimento inicial já estabelece um vínculo participativo com os alunos, incentivando o protagonismo desde o início”, ressalta a professora Graciela Sanjutá, docente do UniBrasil.  Entre os principais desafios envolvendo a chegada da Geração Z às faculdades, Graciela destaca a importância de integrar competências técnicas e socioemocionais, e sensibilizar os professores para as especificidades dessa geração.

“Nosso compromisso vai além de ensinar. Queremos garantir que o aprendizado seja significativo e que os alunos encontrem sentido em sua formação, tendo conexão a uma experiência de vida sustentável”, complementa.

Metodologias ativas, apoio integral e professores capacitados

Com laboratórios e espaços práticos, cursos como Educação Física, Odontologia, Psicologia e Medicina Veterinária, por exemplo, dispõem de estruturas modernas e diversificadas. Isso proporciona experiências práticas diretamente relacionadas à formação técnica e socioemocional dos estudantes. 

“Esses espaços são fundamentais para consolidar competências, permitindo que os alunos vivenciem a aplicação do conhecimento teórico”, reforça Graciela.

Além disso, a contínua capacitação do corpo docente, somada a uma abordagem que vai além do formato tradicional de aula expositiva, promove um ensino que valoriza a participação ativa dos alunos desde o primeiro dia de aula. 

“Os docentes ajudam os alunos a selecionar informações relevantes no vasto universo tecnológico, transformando-as em conhecimento aplicável à sua formação profissional”, destaca a professora.

Competências socioemocionais

Outro ponto de destaque do UniBrasil é a integração de competências socioemocionais às grades disciplinares. 

Desde a construção dos planos pedagógicos até as práticas diárias em sala de aula, o Centro Universitário atua para que, além de dominar habilidades técnicas, os alunos estejam preparados para liderar, comunicar e trabalhar em equipe.

Projetos como o Ampliar, que promove a atividade da natação para pessoas com necessidades especiais, e o Qualivida, focado em saúde e bem-estar, demonstram o impacto social de algumas das ações desenvolvidas pelos estudantes.

“Esses projetos permitem aos alunos aplicar conhecimentos enquanto contribuem para a comunidade”, ressalta Graciela. Além disso, o UniBrasil conta com um Centro Psicopedagógico (que oferece suporte especializado a alunos e professores) e um Núcleo de Empregabilidade e Qualidade de Vida. 

Com essas iniciativas, o UniBrasil auxilia na adaptação acadêmica e no desenvolvimento profissional, preparando os estudantes para o mercado de trabalho desde o início da graduação, formando profissionais qualificados e cidadãos conscientes.

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